Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Ano novo, novos hábitos

Aprender a viver sustentavelmente com o Programa Eco Escolas

Escreve quem sabe

2011-01-04 às 06h00

Ana Ni Ribeiro

Quase todos nós, no início do ano, fazemos projectos para combatermos o que consideramos estar mal na nossa vida. Caímos em clichés e promessas de perder peso, de ir ao ginásio, de alterarmos o estilo de vida…

Só que na maioria dos casos essas mudanças não são sustentadas e ao fim de pouco tempo acabam por não ser cumpridas. Tentativas de mudança muito radicais e pouco realistas não costumam funcionar. Nestes assuntos não existem milagres! É preferível fazer pequenas alterações nos costumes do dia-a-dia que permitam manter os efeitos ao longo de muito tempo, mesmo que os efeitos não sejam tão rápidos.

Desfrutar da comida, do prazer de comer mas também da saúde e são perfeitamente possíveis. Basta seguir pequenas rotinas diárias, que podem ser cumpridas por todos.

1. Tomar sempre o pequeno-almoço, verdadeiro acelerador do metabolismo, constituído por um alimento do grupo do pão (pão ou cereais integrais e pouco açucarados), outro do grupo de leite (leite, iogurte ou queijo magros) e uma peça de fruta ou um sumo de fruta (com polpa e sem açúcar).

2. Fazer pequenas refeições entre as principais (com intervalos de 3 horas e meia) com alimentos de baixo valor calórico e grande densidade nutricional (iogurtes, leite, fruta, pão). Uma refeição ligeira, irá controlar o seu nível glicémico e fazer com que não tenha tanta fome ao almoço ou ao jantar.

3. Iniciar as refeições principais com um prato de sopa já não é novidade para quem não quer comer muito e ingerir fibras, vitaminas e minerais nas doses recomendadas. Obrigatória! Inicie o almoço e o jantar com um bom prato de sopa de legumes (de base fina). Se come em restaurantes, em vez das entradas, e enquanto espera pelo prato do dia, poderá inclusivamente, e antes da sopa, começar pela fruta. Coma legumes ou salada a acompanhar o prato, mas peça para temperar no seu prato. Pode temperar com limão ou vinagre e não utilize mais do que uma colher de chá de azeite para o fazer.

4. Evite os fritos, pelo menos durante seis dias na semana. Risque do seu vocabulário: rissóis, croquetes, batatas fritas...

5. Faça um lanche a meio da tarde ou dois, se almoça cedo e janta tarde.

6. Durante o dia, beba água de modo a ter a urina praticamente sem cor ou cheiro e evite bebidas com açúcar, cafeína ou álcool. Se beber vinho faça-o com moderação - dois copos de vinho por dia (de preferência tinto) para os homens e um para as mulheres (desde que não estejam grávidas).

7. Coma, três peças de fruta por dia, mas não exagere porque a fruta em excesso também engorda.

8. Se se deita tarde, faça uma pequena ceia antes de ir para a cama - uma chávena de chá e três bolachas Maria, ou um iogurte magro e uma peça de fruta pequena, por exemplo.

9. Mexa-se o mais que puder durante o dia, andando a pé, descendo e subindo escadas ou fazendo qualquer actividade física, evitando longos períodos sentado. Se tem filhos peque-nos, brincar e dançar com eles é uma maneira divertida de aproveitarem o tempo que estão juntos e de gastarem energia.

10. Cozinhe com o mínimo de gordura possível, preferencialmente azeite.

11. Não esqueça que as crian-ças devem beber 500-750 ml de leite ou equivalente por dia, não devendo outras bebidas como ice-tea, sumos, colas ou outros refrigerantes substituí-lo.

12. Nunca deve ir ao supermercado com fome para não comprar alimentos 'indesejáveis' como refrigerantes, aperitivos, batatas fritas, chocolates ou bolos.

13. Aos fim-de-semana poderá oferecer uma ou outra guloseima aos seus filhos, que assim perceberão, pela prática, que há alimentos que não se devem comer todos os dias mas que também não são proibidos.

14. Pese-se uma vez por se-mana, de manhã, em jejum e sem roupa, e registe o peso
É meu desejo que 2011 possa, com o seu empenho e a minha ajuda, ser o ano em que a saúde lhe chega através do prato.

Bom Ano!

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

22 Janeiro 2019

Incertezas e futuro

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.