Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Ano de 2019 em revista

Assim-assim, ou assim, sim?

Ano de 2019 em revista

Ideias

2019-12-25 às 06h00

Alzira Costa Alzira Costa

Oano de 2019 foi um ano particularmente desafiante para o Centro de Informação Europe Direct Minho (CIED Minho) e para a União Europeia (UE).
A nível europeu, a UE teve um ano muito intenso graças às diversas condicionalidades registadas a nível nacional, europeu ou mundial. A título de exemplo, desde o início do ano que assistimos vezes sem conta aos avanços e recuos do Brexit; à delicada situação financeira que atravessam alguns países europeus; à crise migratória que teima em persistir; ou à desfragmentação de uma política global responsável e sustentável por parte de alguns governos nacionais. Por sua vez, para o CIED Minho, 2019 foi o ano de eleições europeias, de um novo colégio de comissários, do combate à desinformação e às fake news, e de esclarecimento aos vários cidadãos que nos contactam diariamente para dissiparem as suas dúvidas.
No total, o CIED Minho organizou cerca de meia centena de atividades por toda a região do Minho. Estivemos presentes em escolas, organizações não governamentais, auditórios municipais, auditórios universitários, em cafés e até em cinemas. Estas atividades serviram, sobretudo, para levar até ao local mais “isolado” da nossa região, vários assuntos europeus que dizem respeito ao cidadão e que têm um elevado impacto no quotidiano de todos os minhotos. É importante que o cidadão tenha em mente que a U E se preocupa com o nosso bem-estar, com os nossos direitos e com o nosso meio-ambiente. Por isso, nestas atividades falou-se dos direitos dos cidadãos, de eleições europeias, de democracia, do ambiente, entre outros temas que temos a certeza que deixaram com o cidadão melhor informado.
Mas não foi apenas em quantidades de eventos e na qualidade das temáticas debatidas que o CIED Minho realizou o seu trabalho. Na nossa crónica datada do dia 27 de dezembro de 2018, deixamos bem explícito a nossa intenção de ir ter ao encontro do cidadão comum. Prometemos e cumprimos! Em 2019 foram vários os eventos que nos propusemos a organizar/coorganizar para um público-alvo mais adulto e a reação por parte desse mesmo público não poderia ser melhor: os cidadãos aderiram a estes eventos, e ainda mais importante, deram importantes contributos para os debates. Ademais, também o nível de convidados foi diversificado e complementar. O CIED Minho teve a possibilidade de trazer até ao Minho dois importantes responsáveis da Comissão Europeia, aumentamos a sinergia com a Representação da Comissão Europeia em Portugal e com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal. Alem disso, desenvolvermos atividades com as parcerias existentes e firmamos novas que serão com certeza imprescindíveis no futuro.
Em relação à comunicação social, o CIED Minho pautou-se por um trabalho de informação com rigor e qualidade. Semanalmente levamos até temas relevantes do quotidiano, informando-o sobre o que a UE tem feito por si e pela região. Por sua vez, os programas de rádio mantiveram a sua essência, o que só foi possível graças ao importante contributo de todos os intervenientes neste programa.
Em 2020 é nossa intenção continuar a seguir o mesmo caminho percorrido até então. Para o próximo ano, pretendemos organizar/participar em novos eventos que nos permitam chegar ainda mais longe e poder ouvir os contributos dos cidadãos. Para isso, iremos conceber e implementar novas metodologias de eventos que permitam maior interação entre os cidadãos, melhor comunicação entre as partes, e permitir a recolha de opiniões. Para já, podemos antecipar que em 2020 vamos falar sobre o Futuro da Europa e, deste modo, convidamos o cidadão a acompanhar as nossas redes sociais e a estar atento às novidades que iremos preparar para o próximo ano.
Por fim, resta-nos agradecer por nos ter acompanhado durante todo o ano e esperamos que continue a seguir-nos durante o próximo ano com o mesmo interesse e atenção.
Votos de um Feliz Ano Novo a todos os leitores!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

28 Fevereiro 2020

Cisnes negros

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.