Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Andar de bicicleta também tem regras

Um ciclo que se abre

Ideias

2017-03-20 às 06h00

Paulo Monteiro

Numa altura em que muito se fala em ciclovias e bicicletas, as histórias que hoje trago a este Bom Dia passaram-se nos últimos dias. As conversas andam muitas vezes à volta do automobilista que não respeita quem anda de bicicleta na estrada e a insegurança que os ciclistas sentem. Sei que muitas vezes têm razão mas... o contrário também é verdade. Em dois dias diferentes assisti a abusos de ciclistas a atravessarem na passadeira em cima da bicicleta.

Não podem. A lei não permite. E, numa dessas situações um automobilista quase atropelava o ciclista em cima da passadeira porque lhe apareceu de rompante. Mandou vir com o ciclista e este de pronto respondeu-lhe “Oh f... da p... és velho ou quê? não vês a passadeira?”. O idoso ficou perplexo e começou a sentir-se mal. Teve de ser ajudado. Eu não queria acreditar no que via. O ciclista cheio de razão. Mas atravessar passadeiras montados nelas começa a ser uma constante.

Ah... mas há mais: alguns ‘artistas’ de manhã cedo resolvem descer a rua dos Chãos, pelo passeio. Ora também não podem. As bicicletas só podem andar nos passeios se forem conduzidas por crianças até aos 10 anos. Mas estes eram muito crescidos e mal educados... apitavam e gritavam para as pessoas, em pleno passeio, saírem da frente.

Mas a melhor foi ver uma motorizada passar na passadeira... e o ‘motoqueiro’ cheio de razão. Enfim, cenas na cidade de Braga. E o objectivo hoje é só para dizer que é muito bom ter uma cidade cheia de bicicletas, mas também é bom que respeitem a segurança e a saúde dos automobilistas. O respeitinho é muito bonito e tem de ser mútuo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.