Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Alunos do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante em mobilidade na Polónia

Meio século de liberdade

Alunos do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante  em mobilidade na Polónia

Voz às Escolas

2022-10-31 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

O Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, sempre aberto à diversidade cultural, tem vindo a criar oportunidades de novas aprendizagens e enriquecimento cultural e linguístico a toda a comunidade escolar, através dos seus projetos ERASMUS+. O Projeto Erasmus+ “Our Cultural Heritage and Youth”, em que participam parceiros da Polónia, Grécia, Turquia, Roménia, Croácia e Portugal, encontra-se no seu último ano de desenvolvimento.  A última mobilidade ocorrerá, no próximo mês de maio, no nosso agrupamento, com a vinda de todos os parceiros a Braga.
Durante a semana de 17 a 21 de outubro, quatro alunos do ensino secundário (2 alunas e 2 alunos) acompanhados por duas professoras, participaram na 4ª mobilidade deste projeto, na cidade de Kepno, na Polónia. Onde alunos e professores usufruiram de um fantástico programa, recheado de atividades e momentos recreativos e culturais inesquecíveis. Esta mobilidade visa reforçar a dimensão europeia da educação e o desenvolvimento cultural e linguístico assentes na riqueza da diversidade.
Partilhamos as primeiras impressões das alunas e alunos participantes:
- Mesmo com todas as diferenças de cultura e de língua sinti-me muito bem. O meu colega Aleksy ajudadou e ensinou muitas coisas e apresentou-me aos seus colegas, com quem conversava em inglês e haver uma partilha de experiência de ambos os lados. Fui muito bem recebido na casa em que estive e a escola também se preparou bem para a nossa receção. Pude conhecer também muitos lugares de K?pno, além do passeio que fizemos a Wroclaw. - Bernardo
- Desde que chegamos sentimo-nos bem acolhidas, tanto pela família como pelas pessoas da escola. A aluna que nos acolheu era muito simpática fazendo-nos sentir bem, à vontade na sua casa. Era servido um bom pequeno almoço, com uma grande variedade de comidas.
Achamos que a cidade tinha, principalmente, uma arquitetura muito bonita, muitos espaços verdes, sendo uma cidade muito calma e relaxante.
No primeiro dia, a nossa colega Weronika  levou-nos a um pequeno passeio para conhecermos melhor a zona onde ela vive. Passamos por uma zona de moradias e até fomos a uma floresta, onde nos sentimos muito relaxadas pelo silêncio que se instalava.
Sentimo-nos super bem acolhidas e muito bem instaladas tanto na casa como nesta cidade que é tão calma e bonita. - Beatriz e Sara
- Devo dizer que me senti muito bem vindo no país. Fui muito bem recebido tanto pela família como pela escola. Começamos com um início bem “doce”, já que havia doces por todo o lado para lancharmos Foi fácil conquistar-nos. Quanto à pequena cidade onde ficamos, Kepno é bonita e realmente calma, como uma pequena vila. Em contraste com a calma de Kepno, Wroclaw, era bem mais “barulhenta”. Extremamente bonita e colorida, Wroclaw é uma cidade cheia de vida, a qual nos permitiu entender um pouco melhor o modo de viver dos Polacos. Uma pequena curiosidade, esta cidade está cheia de pequenas esculturas de anões perdidas em vários cantos.
Quanto à companhia de viagem, não podia haver melhor. Os polacos foram super simpáticos e calorosos connosco, conversamos muito e ficamos amigos. Tenho também de elogiar a família que me acolheu. Foram sempre calorosos e demonstraram interesse na nossa cultura.
Em suma, as minhas primeiras impressões do país são ótimas, fomos bem acolhidos, o local é giro e calmo e  as famílias super simpáticas, tal como os nossos colegas anfitriões.
Não podia haver melhor. - Miguel

* texto com a colaboração da professora Maria da Luz Miranda

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho