Poesia e Inovação
Voz às Escolas
2024-01-29 às 06h00
Todos os dias o professor leva às costas uma mochila carregada! Carregada de ideias, métodos, estratégias, planos, invenções e criações para promover o sucesso do seu trabalho. Sucesso esse que se calcula em função do aluno, das competências e das aprendizagens efetivas que desenvolve, do seu progresso, da sua vontade, atitude, envolvimento nas tarefas e na vida da escola.
Consta dessa mochila o crescente recurso a metodologias diversas, ativas, utilizando cada vez mais plataformas de aprendizagem que permitem desenvolver a autonomia, fazendo do aluno o centro de todo o processo.
O Plano 21|24 Escola + aposta na recuperação de aprendizagens em todas as áreas, promovendo o recurso a metodologias motivadoras, inclusivas. Reconhecendo a importância da atividade que o aluno realiza e da reflexão que sobre ela efetua, do papel do professor na definição de estratégias de ensino-aprendizagem diversificadas e do uso da tecnologia de uma forma crítica e inteligente, há diversas plataformas disponíveis às quais recorremos no Agrupamento André Soares.
A plataforma MILAGE APRENDER+ vem ao encontro deste objetivo, permitindo implementar um modelo pedagógico inovador de aprendizagem, num ambiente gamificado, com vídeos educacionais e com um esquema de autoavaliação e de avaliação por pares que promove a reflexão e estimula uma aprendizagem ativa centrada nos alunos.
O presente Plano de Inovação e de Promoção do Sucesso Escolar implementado no AE André Soares e em mais nove agrupamentos em Braga, com o apoio da autarquia, tem como finalidade promover a construção e/ou reforço de espaços de ensino-aprendizagem, que permitam responder de forma eficiente, eficaz e motivadora à diversidade de alunos procurando diminuir as desigualdades e fomentar aprendizagens significativas e desafiantes. A plataforma HYPATIAMAT com objetivos de promoção do sucesso escolar aliado à utilização das TIC em sala de aula é outro importante meio de desenvolvimento do gosto dos alunos, neste caso especificamente pela Matemática e que, no Agrupamento André Soares, está mais focado nos alunos do primeiro ciclo, estrategicamente para o desenvolvimento do cálculo mental.
São oportunidades de capacitação dos professores para a utilização de meios tecnológicos na sua prática letiva e inovação nos recursos e metodologias promovendo o desenvolvimento das competências enunciadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; de capacitação dos alunos para a utilização das plataformas como um recurso educativo; de desenvolvimento de uma comunidade de partilha de professores e alunos autores; de promoção da construção de recursos didáticos, inovadores, criativos e personalizados, de participação em campeonatos a nível municipal e nacional e crescente exploração de outros jogos e APP de acordo com as necessidades/solicitações da cada conjunto de alunos.
Os resultados, a avaliar pelas prestações dos alunos e pelo interesse com que se envolvem nestas atividades, são a prova de que é urgente mudar as práticas, ajustando com equilíbrio, melhorando um pouco todos os dias.
Sempre para construir melhor escola!
09 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário