Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Ainda vale a pena

Contra a violência doméstica

Ainda vale a pena

Voz às Escolas

2020-03-12 às 06h00

Luisa Rodrigues Luisa Rodrigues

No passado dia 28 de fevereiro teve lugar mais uma edição da Cerimónia de Entrega de Prémios de Mérito, Excelência e Cidadania aos alunos do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio que mais se distinguiram no ano letivo de 2018/2019. O programa da noite foi enriquecido com momentos protagonizados por grupos de alunos que se associaram à homenagem prestada pela Comunidade Escolar “aos melhores entre os melhores”.
A intervenção da Diretora do Agrupamento colocou o enfoque na necessidade da Escola e da Família se unirem “...única forma de precaver a derrocada, a curto prazo, de uma sociedade em decadência, conscientes de que, tendo em conta a inércia do poder decisor, nos cabe tomar as rédeas de um problema que acabará por nos afetar a todos.”
É tempo de agir, referiu, “Agir, com espírito de abertura e verdadeiro sentido de trabalho colaborativo, no respeito pelo papel que cada um desempenha na formação dos alunos, conscientes de que só a complementaridade de papéis nos permitirá cumprir, com sucesso, a missão que assumimos.”

A noite terminou com a intervenção de uma aluna do 9º.ano de escolaridade, a quem foi atribuído o Prémio de Excelência, uma aluna que, sobressaindo pelos resultados académicos e sociais, marcou a diferença durante a sua passagem pelo Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, a Bárbara do Carmo Grandinho Ferreira.
Uma intervenção que reflete bem a essência da Escola que somos, uma Escola em que os valores assumem um destaque especial, razão pela qual tenho o orgulho de a partilhar, para que os profissionais de educação nunca desistam de lutar, acreditando que, num futuro próximo, os alunos como a Bárbara provocarão as mudanças na sociedade pelas quais todos ansiamos.
“Boa noite a todos.

Permitam-me, desde já, cumprimentar todas as entidades presentes, a Sr.ª Diretora do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e saudar, calorosamente, todos os assistentes operacionais, alunos, amigos, professores, familiares e encarregados de educação, que contribuíram e continuam a contribuir para o alcance dos nossos objetivos e, principalmente, para o motivo pelo qual nos encontramos, hoje, aqui, nesta belíssima cerimónia.
A este cumprimento segue-se um especial agradecimento pela vossa presença.
Após 9 anos de escolaridade, podemos recordar tantos momentos... Incalculáveis memórias proporcionadas por esta dita “segunda casa". Provavelmente, já ouviram esta expressão ou até já a utilizaram. Sim, segunda casa! Pois não se trata de um mero local, cujo único interesse se concentra em ajudar-nos a obter bons resultados. Não! A escola transmite-nos valores, ensina-nos a ser melhores indivíduos, melhores cidadãos, ajuda-nos a ultrapassar barreiras e a avançar, nunca a regredir.

Na nossa segunda casa, encontramos professores, assistentes operacionais, colegas e amigos, resumidamente, seres humanos excecionais que, apesar de vivenciarem, por vezes, situações infelizes, encaram cada dia de trabalho com um sorriso. Obrigada!
Num trabalho escolar, foi-me proposto escrever um pensamento da minha autoria, e o que passei para o papel foi o seguinte "Nunca te esqueças que existes, mas não és a única a existir".
De facto, na nossa segunda casa, somos muitos e todos aprendemos e ensinamos.
Sabemos que haverá sempre obstáculos no nosso percurso, mas devemos fazer deles motivos para continuar a lutar. Com coragem, determinação e empenho tudo se torna possível. E este foi um dos inúmeros valores que a escola, a minha segunda casa, me ensinou. Obrigada!

Mas, citando Osiel Basílio, "Para que a escola seja a segunda casa, a casa tem de ser a primeira escola", pergunto a todos os alunos aqui presentes “Já agradeceram aos vossos pais e familiares por tudo o que vos proporcionaram?” Hoje, somos alunos de mérito, de excelência, contudo, sem o seu apoio, tudo se tornaria bem mais difícil.
É com muito orgulho que digo que nesta minha jornada, sou eu e as minhas duas casas. Estas ensinaram-me a nunca desistir. Por isso, hoje, em jeito de conclusão, lanço um desafio a todos os alunos - Nunca desistam dos vossos sonhos! Lutem, esforcem-se, e tudo estará ao vosso alcance!
Mais uma vez, muito obrigada!
Assim, queremos agradecer a toda a comunidade escolar o contributo para a concretização de todas as vivências e conquistas, tanto a nível pessoal como profissional.”
E quando o resultado do nosso esforço e da nossa dedicação é este... Ainda vale a pena acreditar.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

29 Junho 2020

Ikigai

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho