Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Agrupamento de Escolas Carlos Amarante conquista Acreditação Erasmus+: um passo rumo à internacionalização educativa

Portugal deve ratificar o Tratado para a Biodiversidade dos Oceanos em Alto Mar

Banner publicidade
Agrupamento de Escolas Carlos Amarante conquista Acreditação Erasmus+: um passo rumo à internacionalização educativa

Voz às Escolas

2025-02-17 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

O AECA sempre se destacou pelo seu caráter inclusivo. No presente ano letivo conta com cerca de 3300 alunos, onde encontramos os provenientes de 41 nacionalidades diferentes. A crescente presença de alunos estrangeiros nas escolas do Agrupamento impulsionou a necessidade de trabalhar mais e melhor as questões associadas à diversidade e interculturalidade, dentro e fora da sala de aula.
Num passado recente, os projetos eTwinning e Erasmus permitiram ao AECA dar os primeiros passos no conhecimento destas temáticas, possibilitando as primeiras ligações a redes globais de partilha de conhecimento, troca de experiências e boas práticas. Foi com eles que o AECA deu os primeiros passos na sua internacionalização, na sua vontade de se abrir ao Mundo. Este trabalho de abertura aos outros e projeção no exterior tem-se mantido ao longo dos anos muito ligado aos projetos Erasmus.
Esta Acreditação destina-se a todos os alunos, do primeiro ciclo ao ensino secundário, de todas as escolas do Agrupamento. Todos os alunos, independentemente dos seus recursos, das suas necessidades, das suas expectativas futuras e da sua nacionalidade, poderão participar nas mobilidades.

Algumas das metas que pretendemos atingir serão o contributo para o desenvolvimento das competências interculturais necessárias à vida neste mundo global: criar um diferencial positivo para os alunos do AECA perante o mercado de trabalho, possibilitar a troca de conhecimentos e práticas educacionais inovadoras e proporcionar aos professores novas perspetivas sobre o ensino, permitindo-lhes aprimorar suas abordagens pedagógicas e ampliar suas próprias experiências.
Neste âmbito, acrescentamos os projetos em que somos parceiros com a Universidade do Minho, com outras escolas e universidades europeias para trabalhar temáticas diversificadas, como exemplo, a inteligência artificial, a robótica, STEAM, entre outras.
A nova Acreditação permitirá, nos próximos três anos, não só ampliar o trabalho já feito como consolidá-lo. Com tudo isto continuamos a promover a internacionalização do AECA.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho