A necessidade de reviver as memórias da Guerra Colonial Portuguesa
Voz às Freguesias
2017-02-14 às 06h00
Aproxima-se a conclusão do primeiro mandato autárquico após o processo de reorganização administrativa das freguesias. Sempre considerei que foi um processo mal perspectivado, mal negociado, mal conduzido e mal avaliado em termos dos resultados desejados. Processos deste tipo deveriam ser tratados com tempo, com respeito pelas populações, com visão estratégica do modelo a alcançar e, ponderados em relação aos seus efeitos práticos na redução das estruturas do Estado e poupança de recursos.
Uma reorganização administrativa deveria passar por uma racionalização, de todos os serviços de proximidade, não apenas das Freguesias, mas de todos os serviços públicos ao nível regional e local, muitos deles mal dimensionados e ineficientes e ainda de toda a rede de estruturas sociais, culturais, desportivas construídas e financiadas sem qualquer análise prévia de custo-benefício algumas dos quais em total subaproveitamento ou sem utilidade social.
Em vez de agregar freguesias, deveria ser seguida uma política de partilha de equipamentos. Reduzir a despesa pública, ser-vindo em simultâneo um maior número de pessoas, deveria ser o caminho a seguir. Na zona geográfica em que Crespos e Pousada estão inseridos são muitas as carências em termos de equipamentos sociais, industriais e de lazer.
Investir nestas áreas de acção, partilhando com as freguesias vizinhas quer as infra-estruturas quer a localização das mesmas é o meu desafio. Um pavilhão gimnodesportivo, uma piscina coberta, uma residência para idosos, um parque industrial que alojasse as pequenas empresas, são exemplos de investimentos que poderiam ser partilhados quer nos custos quer na sua utilização.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário