Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Agradecer

Viagem a Viena

Agradecer

Escreve quem sabe

2020-02-09 às 06h00

Joana Silva Joana Silva

Quem é o herói ou a heroína da sua vida? Você é o ator ou atriz principal da sua vida, mas tal como num filme, existem outros atores e atrizes que contracenam consigo. Há sempre alguém que de forma direta ou indireta nos ajuda nessa mesma caminhada, um familiar, um amigo, um ex-amigo (na sua forma improvável de acontecimentos) um conhecido ou até desconhecido. Não vestem capas, nem muito menos tem poderes mágicos. São pessoas normais, mas que tem uma forma de ser única. São os que trazem sol, quando a vida está nublada. Infelizmente nem sempre se “faz jus” a estes heróis e heroínas. Será a vergonha do que possam pensar, como se evidenciasse uma fragilidade emocional que não se deseja? Por vezes, também deixa-se de agradecer, porque já não há proximidade emocional, ou porque “laços emocionais” foram afetados por inequívocos da vida, ou até porque o convívio diário já é inexistente. Mas nunca é tarde para agradecer. Porque uma memória, uma boa ação não se esquece. Porque marca o coração. Marca a alma para sempre, mesmo que muitas vezes, não se diga à pessoa ou às pessoas em questão (porque pode ser mais do que uma). Ao contrário , do que se possa pensar, que hoje, nos dias que correm, ninguém se importa, isso não é verdade. Há sempre, sempre mas sempre alguém! Confie que sim! E é por essa razão que faz todo o sentido agradecer. E são tantas as razões …

Agradeça ao herói ou à heroína que não o/a deixou sozinho/a, quando a solidão lhe destroçava a alma e fez tudo para que se sentisse melhor.
Agradeça a quem o/a defendeu, quando inverdades se levantaram contra si, porque é um ato heroico que poucos são capazes de o fazer.
Agradeça a quem o/a salvou o seu amor-próprio quando a sua vida parecia não ter sentido. Um herói ou heroína tem o dom de ter o poder certo da palavra quando necessário.
Agradeça aquele/a que esteve na “linha da frente” a apoiá-lo/a quando você pensava não “ter forças” para alcançar os seus objetivos ou quando outras pessoas não acreditam no seu potencial. Um herói mostra e faz questão de lhe relembrar mesmo perante uma espécie de “amnesia emocional”, da sua parte tudo o que conseguiu e conquistou. Porque esse mesmo herói ou heroína sabe que quando se está “deprimido” há uma maior tendência para se “ver defeitos”.

Agradeça a quem foi paciente consigo nos momentos mais “sombrios” da sua vida até mesmo quando você indelicado/a, esse alguém permaneceu firme e leal ao seu lado. Um herói, vigia e aconselha assertivamente para que os caminhos não se tornem perigosos e sem volta atrás.
Agradeça a quem diz e mostra que gosta verdadeiramente de si, mesmo quando você sente-se perdido/a na vida como se algo lhe acontecesse, como por exemplo, morrer, que ninguém se importaria. Muitas expressões verbais banalizaram-se é certo, mas qualquer pessoa “sabe ler” ou identificar emoções verdadeiras quando alguém diz “Eu gosto de ti”, ou, “És importante para mim.”. Quem o diz, prova o carater heroico, porque nem todas as pessoas são capazes de tal ato de coragem.
Agradeça a quem lhe diz que você é mais forte do que se julga. Porque um herói faz questão de realçar que ninguém é perfeito mas que todos temos um dom único, pessoal e intransmissível.

Agradeça aquele/a que lhe reconhece valor, não pelo aquilo que você tem, mas por ser a pessoa que é. Um herói vê sem quaisquer dúvida, a essência que tantas vezes, passa despercebida “aos olhos”.
Num mundo, onde cada vez mais prevalece a crítica, a ausência e a distância emocional em detrimento do amor faça diferente, homenageie o seu herói ou heroína. Como? Se para si é desconfortável faze-lo pessoalmente, faça chegar uma mensagem, seja por, carta, por comunicação telefónica ou mensagem nas redes sociais. Acredite que por exemplos, formas de expressão simples, tais como, “Muito obrigado por tudo o que fizeste por mim.”, vai tocar no coração de quem irá receber o agradecimento. Há heróis e heroínas que já não estão mais presentes fisicamente mas permanecem no coração. Seja o herói da vida de alguém e se já foi ajudado na sua caminhada agradeça. Importa por ultimo dizer que, o bem que se faz em algum momento retorna aquele/a que o praticou, sempre!

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

28 Junho 2020

Verbos traiçoeiros

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho