As emoções no outono
Ideias
2023-04-22 às 06h00
É com um sentimento de tristeza e com um asco e repúdio que vejo toda esta triste novela, mas real, da TAP. A TAP que se desTAPa na falta de credibilidade e seriedade. Na alta política é assim que se trabalha? E vejo com preocupação, esta distração em torno da TAP, para outros problemas mais profundos, na Justiça, na Educação e na Saúde, passarem ao lado.
Uma companhia aérea de bandeira, com milhões, atrás de milhões, de prejuízo. Uma gestão/gestões sucessivas de dinheiros públicos mal-parados. Com o contribuinte todos os anos, através do Orçamento de Estado, a injectar milhões de euros e em contrapartida, indemnizações chorudas, aos seus gestores quando abandonam a TAP. Até lá, cheios de direitos e mordomias. E o indefeso Cidadão a pagar!
Estes dias com a “Comissão Parlamentar de Inquérito-CPI”, tem-se visto e ouvido coisas muito estranhas, abuso de poder, intervenções politizadas na gestão, verdades por muitos juradas que se tornaram mentiras, “ajuste de contas”, avanços e recuos dos governantes, etc. Coisas de arrepiar qualquer Cidadão sério, que faz um esforço tremendo para pagar a tempo e horas os altíssimos impostos que recaem sobre si e, outro esforço para gerir a sua vida, casa e Família, do pouco que sobra dos seus magros salários. Mas na TAP, tudo era/é à rico!
Pelo que temos visto, ouvido e sabido, está-se a desTAPar o buraco sem fundo. DesTAP-se o “conluio” os acordos e as mentiras e jogadas de bastidores e disputas de gabinetes num tráfico de influências nunca visto, no mundo da política e dos negócios. DesTAPa-se o desaparecimento dos 3,2 mil milhões de euros e muitos mais, que se injectaram na TAP.
DesTAPa-se a pouca vergonha, a falta de lisura e a responsabilidade na gestão dos bens públicos. DesTAPa-se a falta de seriedade na preparação de perguntas e respostas, promovida pelos deputados do PS, para no dia seguinte serem as mesmas perguntas, colocadas à CEO, com a conivência desta e dos governantes do PS e seus deputados! DesTAPa-se a luta dentro do PS. DesTAPa-se toda esta vergonhosa gestão perante a Europa e o Mundo. DesTAPa-se a nova forma de fazer política do “não sei, não conhecia, não tinha conhecimento, não me foi comunicado”, quando na verdade, foi e de tudo sabiam!
DesTAPa-se a falta de firmeza, de capacidade de gestão e de autoridade do Dr. António Costa, dentro do seu Governo. Penso que o Sr. Presidente da República está a gerir a sua agenda e a desgastar o Dr. António Costa com todos estes casos e a fazê-lo beber do seu próprio veneno! Será? Ou outros valores (europeus) mais alto se levantam?
Mais se desTAPa a falta de formação, de formalismo, de competência do ex-Secretário de Estado e de outros. DesTAPa-se a “massa de farinha amparo” de que são feitos os políticos de hoje, sem experiência de trabalho e sem curriculum, apenas carreirismos nas “jotas”. Isto hoje está assim, uma promiscuidade, uma falta de estatura política para representar o Governo e as Instituições Públicas. Uma falta de formalismo, protocolo e de etiqueta, que a isso se é obrigado. É tudo nosso (deles, claro), num “tu cá, tu lá”! Não há respeito pelas instituições, pelas obrigações públicas, pelo POVO.
Mas que todos estes casos que a TAP está a desTAPar, não sirva para distrações e prescrições, no que diz respeito à Justiça, e ao processo de Sócrates, do BES, etc! E também a gestão dos IVAs zero, que em nada ou muitíssimo pouco servem o Cidadão desfavorecido!
Citando Camões:
“O fraco rei faz fraca a forte gente.”
07 Outubro 2024
07 Outubro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário