Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

A Rede Extrajudicial de Apoio a Clientes Bancários (RACE)

A responsabilidade de todos

A Rede Extrajudicial de Apoio a Clientes Bancários (RACE)

Escreve quem sabe

2022-05-14 às 06h00

Fernando Viana Fernando Viana

Em 2012, por ocasião da grave crise económica e financeira que o país atravessou, que conduziu a uma operação de resgate financeiro conduzida pelo FMI, pelo BCE e pela Comissão Europeia (a famosa troika), a qual gerou o encerramento de malitas empresas, quebra de rendimentos e desemprego, foi criada uma rede de apoio ao consumidor endividado que ajudou muitos sobre endividados a enfrentar e ultrapassar com sucesso as suas dificuldades.
Entretanto, o país superou esse momento, mas surgiram novos problemas. Um deles foi a pandemia de Covid-19, com mais de 500 milhões de infetados e 6 milhões de mortes por todo o mundo, que obrigaram á tomada de rigorosas medidas de confinamento social, causando assim também imensas dificuldades económicas às famílias e às empresas. Entretanto, essa crise sanitária decresceu (sem que o problema esteja já debelado) graças às medidas tomadas, designadamente à vacinação maciça. Mas, temos já aí um novo problema à escala mundial, com particulares reflexos na Europa: a situação de guerra que se vive na Ucrânia, provocada pela invasão russa.
Esta crise está a provocar uma escassez de certas matérias primas, instabilidade económica, alta dos preços de muitos bens essenciais (sobretudo ao nível da energia e alimentos), questões logísticas complexas às empresas, entre outros. É previsível que venha a ocorrer uma escalada nas taxas de juro dos empréstimos.

Temos assim à vista um novo foco de preocupações para as empresas e para as famílias. Novamente, o espectro da quebra de rendimentos, do desemprego, mas desta vez acompanhados pela subida das prestações dos créditos que foram contraídos.
Neste cenário preocupante que se avizinha, a existência da RACE traduz-se numa boa notícia.
Se os consumidores precisarem de informação relativa aos contratos de crédito ou apoio e acompanhamento em situações de potencial ou efetivo endividamento, os consumidores podem contar com o apoio do CIAB-Tribunal Arbitral de Consumo, que é uma das instituições que integra a RACE.

As entidades que integram a RACE, obedecem a princípios de confidencialidade, independência, imparcialidade, legalidade e transparência.
O acesso a esta rede de apoio está isento do pagamento de qualquer valor, sendo completamente gratuito.

Caso pretenda saber mais sobre este assunto, contacte o CIAB-Tribunal Arbitral de Consumo em Braga: na R. D. Afonso Henriques, n.º 1 (Ed. da Junta de Freguesia da Sé) 4700-030 BRAGA * telefone: 253 617 604 * fax: 253 617 605 * correio eletrónico: geral@ciab.pt ou em Viana do Castelo: Av. Rocha Páris, n.º 103 (Ed. Villa Rosa) 4900-394 VIANA DO CASTELO * telefone 258 809 335 * fax 258 809 389 * correio eletrónico: ciab.viana@cm-viana-castelo.pt, ou ainda diretamente numa das Câmaras Municipais da sua área de abrangência ou em www.ciab.pt

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

19 Março 2024

O fim da alternância

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho