A História é difícil e não é “sexy”?
Voz às Freguesias
2017-03-22 às 06h00
Entramos, finalmente, na Primavera, apesar das temperaturas e o tempo ainda não a acompanharem. Por estes dias, para além da chegada de tal estação do ano, movimenta-se a sociedade civil e política para as eleições autárquicas que se avizinham, em Setembro/Outubro deste ano, dando aos órgãos de comunicação social muita matéria para cobrir.
Por um lado temos os partidos políticos, organizados a discutir, decidir e validar quem concorre para o município; para as assembleias municipais e assembleias de freguesia, sendo essas escolhas sempre alvo de análises profundas de quem gosta de se debruçar sobre estas matérias.
Por outro lado vemos, cada vez mais, movimentos de cidadãos que livre e espontaneamente se prontificam a dar o seu melhor pela sua terra. Estranhamente, ou talvez não, muitos destes movimentos acabam por ter acolhimento do espectro político-partidário tornando a sua “máquina” bem mais fácil de olear.
Importa realçar que tudo isto advém de uma conquista de Abril de 1974! Infelizmente constatamos que nem sempre as Juntas de Freguesia são valorizadas pelo poder central que, na sua teimosia centralista, castra estas entidades de recursos financeiros para poderem, melhor e com maior celeridade, ajudar as pessoas da sua área. Mais do que discussões entre candidatos importa centrar a discussão no papel do poder local: sejam eles municípios ou freguesias! São estes os pilares essenciais do desenvolvimento e melhoramento da qualidade da nossa democracia e não podem ser vítimas de um centralismo que, em pleno século XXI, já não se usa.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário