Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

A opção pela organização em semestres e a recuperação das aprendizagens

Enfermeiros já esperam longamente a recontagem do tempo de serviço

A opção pela organização em semestres e a recuperação das aprendizagens

Voz às Escolas

2021-12-20 às 06h00

Jorge Saleiro Jorge Saleiro

Chegados à semana do Natal, a maioria das escolas estão a preparar-se para as reuniões do primeiro período. No Agrupamento de Escolas de Barcelos, pela primeira vez, tal não vai acontecer pois foi adotada a organização do ano letivo em semestres.
Esta significativa mudança nasceu já em 2019, e foi consequência da realização de um estudo e auscultação internos. Como sustentação e objetivos da mudança, destacam-se a distribuição equitativa dos dias letivos por semestre, ao contrário do que sucede com os três períodos; a efetivação e aumento dos momentos de avaliação formativa; o sustentar da avaliação quantitativa num maior e mais diversificado número de instrumentos de avaliação; a promoção a diversificação dos instrumentos de recolha de dados de avaliação; o aumento do número de pausas letivas, mas com menor duração e a mudança/atualização de práticas letivas.
Esta medida foi sufragada democraticamente e aprovada em todos os órgãos do Agrupamento de Escolas de Barcelos. Infelizmente, por questões processuais e devido à pandemia, apenas este ano letivo foi possível levá-la a cabo, alinhando-a com a aprovação do Plano Escola + 21|23, que visa a recuperação das aprendizagens e que inclui a semestralização como medida adequada aos seus fins, considerando-a como “facilitadora ou indutora de uma mudança nos processos de ensino e de aprendizagem e da alteração de práticas e processos avaliativos”, em absoluto alinhamento com os propósitos que o AEB almejava quando assumiu este desafio.
De acordo com o roteiro para a semestralização do ano escolar, que está disponível em https://escolamais.dge.mec.pt/sites/default/files/2021-07/1.2.8.-roteiro_calendario-escolar.pdf, esta medida potencia “a mudança das práticas pedagógicas e de avaliação para as aprendizagens”, promove “o trabalho interdisciplinar de modo a potenciar aprendizagens a partir de problemas/temas” e distribui “de forma mais equilibrada os períodos letivos e os períodos de pausa letiva”. Constata-se, assim, que existe uma total conformidade dos objetivos apresentados em 2019 com as vantagens elencadas neste roteiro.
Assinale-se, também, que, para além do apoio interno dos órgãos do AEB, apenas com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos esta medida pôde avançar.
No AEB, esta medida está a dar os seus primeiros e promissores passos, conjugada com um Plano Estratégico e de Recuperação das Aprendizagens que resultou de um debate e partilha de todos os Grupos Disciplinares e Departamentos Curriculares que se destina à recuperação das aprendizagens e, simultaneamente, à promoção do sucesso e da qualidade do sucesso escolar dos alunos. Este Plano Estratégico e de Recuperação das Aprendizagens sistematiza um acervo de medidas que foram sujeitas a uma apreciação da sua exequibilidade, ponderando a disponibilidade de recursos materiais e humanos.
Como o devem ser todos, este processo está a ser acompanhado e monitorizado internamente, pela Comissão de Autoavaliação do AEB, e externamente, por uma ação inspetiva da IGEC. No final do ano, o resultado do acompanhamento e monitorização dará lugar a uma avaliação da eficácia e pertinência das opções tomadas e determinar-se-á, de forma partilhada e democrática, que consequências tirar dessa avaliação.
Fora de tópico, gostaria de deixar o registo da onda de espírito natalício que tomou conta do Agrupamento. Alunos, docentes, não docentes, famílias e comunidade em geral fizeram deste final de ano um momento de solidariedade, de generosidade e de altruísmo.
Várias iniciativas foram veículo da vontade de ajudar o próximo, neste período tão especial como é o Natal. Com iniciativas próprias ou associando-se a outras instituições, o Agrupamento de Escolas de Barcelos uniu-se e corporizou os princípios, competências e valores do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória de uma forma notável. Por todo o seu empenho, todos os envolvidos estão de parabéns.
Feliz Natal e excelente 2022!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho