Correio do Minho

Braga, segunda-feira

A nossa história

Mosteiro de Tibães: um outro olhar...

Voz às Freguesias

2017-01-04 às 06h00

Manuel A. Martins

A Freguesia da Morreira com uma área de cerca de 3,52 Km2 e nos censos de 2011 possuía uma população de 747 habitantes. O documento mais antigo que se conhece mencionando a freguesia data de 1092 e refere-a com a designação de Vila Cova. Antes de 28 de Julho de 1180, D. Afonso Henriques fez da freguesia uma ‘honra’. Em 1220, surge como São Miguel de Vila Cova e, 70 anos depois, em 1290, aparece já como paróquia. Em 1528, diz-se estar em anexa ao Mosteiro de Oliveira, da terra de Vermoim e, em 1749, é conhecida como São Miguel Vila Cova da Morreira, são Miguel é o Patrono da Freguesia e atualmente, é designada quase só por Morreira.

A Freguesia de Trandeiras com uma área de cerca de 0,85 Km2 e nos censos de 2011 possuía uma população de 700 habitantes. ‘O Po- voamento da Freguesia de Trandeiras é anterior à nacionalidade, o que é confirmado pela existência do lugar de ‘Ruilhe’, cujas origens podem relacionar-se com o castro do Monte de Santa Marta e com a Romanização deste local e da Bracara pré-romana. Existem referências a Trandeiras, relativas à nobreza aqui instalada, conhecida por os “de Trandeiras”, não se sabe se por aqui terem origem ou se por terem o seu solar principal...

Com a reorganização administrativa territorial autárquica publicada em 2012 agrega-se juridicamente as duas freguesias na União das Freguesias de Morreira e Trandeiras. Nunca ninguém, até hoje, conseguiu perceber quais os critérios usados para a presente agregação, nem nunca ninguém desejou explicar o porquê!
Vamos voltar a falar!
Até lá desejamos a todos um Feliz Ano 2017.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Freguesias

26 Julho 2017

O Sorriso

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.