Poesia e Inovação
Voz às Escolas
2012-10-08 às 06h00
“No coração da verde e fértil província do Minho, o distrito de Braga parte do mar para o interior, com um cenário densamente arborizado que ondula em montes e vales. A cidade de Braga é conhecida pelas suas igrejas barrocas, talvez o principal centro religioso do país, a Roma Portuguesa, esplêndidas casas do século XVIII e jardins e parques elaborados. Os velhos bairros são solenes e antigos, mas a indústria e o comércio proporcionaram à cidade um estilo de vida animado, com as suas universidades, bares e restaurantes.”
(Portugal virtual)
Confirmam os registos do Posto de Turismo uma subida de 22% de turistas relativamente ao ano anterior, que não escondem o quanto apreciam a arquitetura, a gastronomia, a arte, a paisagem, as tradições desta magnífica cidade! Acolhedora, arejada, alegre, jovem!
Capital europeia da juventude 2012!
Segundo o INE, em 2011, pernoitaram 188.188 pessoas, uma estada média de 1,9 noites, num total de 285.799 dormidas em Braga. Muitas outras visitam a cidade, almoçam e fazem compras, mas não pernoitam.
Aproveitemos para promover, divulgar com fervor, ensinar as nossas crianças, os nossos jovens, a perceber a cidade, a gostar da cidade, a recomendar a cidade. A melhor publicidade que podemos fazer, ao nível turístico, não é dos panfletos, das fotos ou da escrita, é aquela que passamos falando, descrevendo sensações, sentimentos, experiências, lugares especiais, cores e cheiros.
Mas para sentir todas essas sensações, emoções, é preciso conhecer!
É determinante, neste âmbito, a ação da Universidade do Minho e dos Congressos que dinamiza, do programa Erasmus e dos intercâmbios escolares.
E os mais novos, os que ainda estão longe da faculdade, conhecem a cidade?
Foi esta questão que levou o agrupamento de escolas André Soares a programar a oferta complementar do 5.º ano, + Cidade. Dando a conhecer, ensinando a descobrir a beleza da cidade, promove-se o conhecimento para divulgação. Primeiro a segurança e prevenção na cidade, na rua e nos espaços públicos enquanto peão, enquanto utente do transporte, enquanto ciclista, responsabilizando os cidadãos. Depois a descoberta de Braga cultural, o contacto, o respeito e preservação do património histórico-cultural.
Os alunos elaborarão um roteiro turístico, realizarão uma visita turística à cidade! E as zonas de lazer, os espaços verdes? O respeito e a sua preservação, enquanto espaços públicos a cuidar, não foram esquecidos. As crianças serão levadas a adotar comportamentos de defesa do meio ambiente, do equilíbrio ecológico e da preservação do património cultural. Toda esta azáfama educativa culminará com um piquenique no Parque da Ponte, um dos mais belos e aprazíveis locais que, recentemente, a cidade recuperou!
Sentir que se trata de um contributo para a formação de cidadãos conhecedores e respeitadores da sua cidade e da sua região, que, conhecendo-a, a sintam como sua, a queiram promover, mostrar as suas belezas, reabilitando espaços, lugares, contrariando a escuridão que se vai apoderando de algumas zonas que a crise deprimiu, é um sentimento de que os professores e, em especial os diretores das turmas dos alunos do 5.º ano do agrupamento de escolas André Soares, se poderão orgulhar!
Quem sabe, mais tarde, serão os mais novos de agora responsáveis pela elaboração de um produto turístico semelhante ao de Sevilha, chamado turismo de educação, que pretende cativar estrangeiros a estudar na cidade, através de sinergias conjuntas entre escolas públicas e privadas, universidades e unidades de alojamento.
Braga merece!
09 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário