Correio do Minho

Braga,

- +

A minha empresa a ler

O BRT e as ciclovias nas Avenidas de Braga: O homem já foi à lua!

Voz às Bibliotecas

2023-02-23 às 06h00

Carla Araújo Carla Araújo

Que a leitura traz amplos benefícios à formação e à afirmação dos indivíduos, não há dúvidas. Que os hábitos de leitura devem ser incutidos e estimulados desde tenra idade, não há hesitações. Mais difícil, portanto, será transformar em leitor um adulto que, pelas mais diversas razões, chegou a essa fase da vida sem ter despertado para o prazer de ler. Ora, considerando-se a preocupação constante da Biblioteca Municipal de Famalicão na captação e formação de novos públicos leitores, assim como na conceção de projetos que assegurem a sua aproximação aos diferentes se- gmentos da população que serve. Considerando-se, também, a vincada matriz industrial do concelho de Vila Nova de Famalicão, onde se encontram instaladas importantes empresas nacionais e internacionais, com laboração contínua e a empregar uma grande fatia da população do concelho e não só. O desafio a propor pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco é o de levar o universo dos livros para as empresas e potenciar o hábito da leitura entre os seus trabalhadores, tanto como fonte de desenvolvimento pessoal e individual, assim como uma importante ferramenta de construção de uma identidade organizacional. Feita esta introdução, e numa clara lógica de atingir um segmento de público que normalmente se encontra mais distante da frequência da biblioteca e por isso regista menos hábitos de leitura, a população adulta empregada, o Município de Vila Nova de Famalicão, por meio da sua Biblioteca Municipal, pretende, através de uma estratégia piloto de aproximação às empresas instaladas no território famalicense, implementar e dinamizar o projeto “A Minha Empresa a Ler: troca por troca, deixe um livro leve outro”.
Para marcar o arranque deste projeto experimental, que integrará a programação da “Semana da Leitura de Famalicão - 2023”, entre os dias 27 e 31 de março, técnicos da Biblioteca Municipal deslocar-se-ão às empresas que responderam ao desafio: a Continental Mabor, a Riopele e a Coindu para dinamizarem junto dos seus trabalhadores feiras de troca de livros. Esta iniciativa pretende, de uma forma descomprometida e a título particular, envolver a população adulta empregada numa campanha de oferta e troca de livros usados, potenciando-se assim a estimulação, o desenvolvimento e consolidação de hábitos de leitura.
Os objetivos desta iniciativa passam por comemorar a “Semana da Leitura de Famalicão - 2023” junto das empresas e dos seus trabalhadores; contribuir para as ações de responsabilidade social corporativa das próprias empresas; potenciar a troca solidária de livros entre par- ticipantes; promover a rede de Polos de Leitura da Biblioteca Municipal, enquanto espaços e serviços, de aceso livre e gratuito, de promoção do livro e da leitura; assim, como contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em concreto o ODS 11 - Cidades e Comunidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis. Como condição de participação, as empresas identificadas para este projeto piloto ficam comprometidas a divulgá-lo junto dos seus trabalhadores, solicitando-lhes o envolvimento e a disponibilização de livros para serem trocados na feira de troca de livros, bem como a identificar o local e o horário mais apropriado para a concretização e dinamização da iniciativa “A Minha Empresa a Ler: troca por troca, deixe um livro leve outro” junto dos trabalhadores. Estamos muito expectantes pelo retorno desta iniciativa e pelas oportunidades que dela podem advir.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho