Correio do Minho

Braga, sábado

- +

A luta é o caminho...

A bacia cor de laranja

A luta é o caminho...

Ideias Políticas

2021-06-29 às 06h00

Pedro Rodrigues Pedro Rodrigues

A escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão foi criada em outubro de 1982, e em 2008 foi, pelo Ministério da Educação, considerada como Escola de Território Educativo de Intervenção Prioritária de 2ª geração. Desde 2010 que a Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Maximinos e há vários anos que a Escola necessita de obras nas suas instalações, designadamente substituição da cobertura dos edifícios, cujo material é o fibrocimento, correção dos pisos dos campos desportivos, substituição de caixilharia para permitir um maior isolamento e evitar as infiltrações quando ocorrem chuvas intensas.
Importa referir que esta escola nunca foi dotada de um pavilhão gimnodesportivo, obrigando à deslocação dos alunos até ao gimnodesportivo municipal, que é partilhado, facto que condiciona as aulas, para além de ser no exterior da escola. A Escola EB 2/3 Frei Caetano Brandão tem ensino articulado artístico, mas não dispõe de um auditório, pelo que se considera indispensável a dotação da escola desta infraestrutura. Por diversas vezes, a Direção da Escola, os estudantes, os representantes dos pais e encarregados de educação desenvolveram diversas ações de denúncia e exigência de resposta aos problemas materiais identificados há muitos anos na Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão.
Há vários anos que o PCP intervém nas várias dimensões institucionais afirmando a necessidade e urgência de realização de obras de requalificação na Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão. Para que a Escola Pública consagrada na Constituição da República Portuguesa e na Lei de Bases do Sistema Educativo seja uma realidade, é indispensável assegurar os meios materiais e humanos adequados ao cumprimento do seu papel.
O planeamento da organização da rede escolar, bem como da manutenção regular das infraestruturas e adequação às necessidades do funcionamento, é um instrumento fundamental de uma política educativa que tenha como objetivo a promoção da educação e a elevação da qualificação e capacidades da população. A ausência de planeamento revela-se, por oposição, a estratégia de quem prefere a arbitrariedade e a gestão ao sabor dos interesses pontuais, clientelares ou partidários, resultando a soma dessas operações no descrédito e no gradual desmantelamento das funções da Escola Pública e, em última análise, das próprias tarefas fundamentais do Estado.
É justa a luta dos estudantes para exigir melhores condições na Escola Básica Frei Caetano Brandão em Braga. Fruto das sucessivas políticas de desresponsabilização e desinvestimento dos sucessivos Governos PS, PSD e CDS, mas só a luta é determinante para parar a falta de investimento. É inaceitável a condições da escola, a necessidade de obra é urgente, casa de banho destruídas e sem privacidade, falta de professores para os estudantes de ensino especial, falta de condições de segurança, os estudantes do ensino articulado estão sem aulas de dança, o campo de jogos está obsoleto e muitos estudantes sem aulas de educação física bem como a necessidade de obras nos balneários, salas degradadas e sem condições alternando entre frio no inverno e calor no verão. A JCP está do lado dos estudantes para exigir ao Governo minoritário do PS que resolva os problemas vergonhosos com que nos deparamos.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias Políticas

29 Junho 2021

As pessoas primeiro

22 Junho 2021

A imunidade possível

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho