Correio do Minho

Braga, segunda-feira

A ‘escola provisória’

Uma ideia de humano sem história e sem pensamento?

Voz às Escolas

2012-12-03 às 06h00

Maria da Graça Moura

É realidade! Na escola se-de do agrupamento André Soares, iniciaram-se os trabalhos de requalificação! Já no próximo ano letivo, teremos uma nova escola, que acolherá dignamente os seus mais preciosos ocupantes - os alunos dos segundo e terceiro ciclos, alunos dos dez aos quinze anos, em regra, que têm o direito de crescer num espaço acolhedor e com condições dignas. E ainda os seus outros ocupantes, também preciosos, que diariamente contribuem, com o seu empenho infindável, para o crescimento dos empreendedores do futuro.

Para que todos os pais/encarregados de educação dos alunos da escola André Soares tenham conhecimento das condições da escola durante a requalificação, decidimos a abertura da mesma, durante a manhã do dia 8 de dezembro, para uma visita guiada às instalações provisórias, entre as 9.30 h e as 12.30 h.
A “escola provisória” é um conjunto de monoblocos que, devidamente organizados, formam as salas de aula.

Terá duas partes. Uma, constituída pelos antigos pisos do segundo ciclo, com portaria voltada para o lado do Bom Jesus, onde funcionarão os serviços administrativos e as aulas de todas as turmas do quinto ano, além de alguns gabinetes de trabalho, sala TIC e instalações sanitárias.
Um corredor fará a ligação desta zona com a zona desportiva, onde estão instalados, concretamente no antigo campo de futebol, a direção, sala de diretores de turma, a biblioteca, a sala de música, dança e teatro, gabinete de psicologia e gabinete médico, as restantes salas de aula, refeitório, bar do aluno e dos professores e instalações sanitárias. Ao lado deste conjunto de salas, continuam a funcionar três campos desportivos e ainda o pavilhão gimnodesportivo, que será restaurado em tempo de interrupção de atividades letivas.

Uma segunda portaria será aberta uns metros abaixo da antiga entrada principal.
Entre estas duas partes crescerá o novo edifício! E, quando começarem a funcionar as novas instalações, toda a escola, agora provisória, será zona de jardins e recreio.
A divulgação de toda esta informação tem como objetivo minimizar as preocupações dos pais dos alunos que, sabemos, são sempre muitas. É nosso dever, e nossa inquietação constante, garantir a segurança de todos, desenvolvendo os esforços necessários, os meios adequados, mobilizando as atenções, sempre tendo como prioridade o bom funcionamento, o bem estar dos nossos alunos.

A empresa construtora DST, a equipa responsável da Câmara Municipal de Braga e a Direção do agrupamento de escolas André Soares, não se pouparão a esforços para que a nova escola seja uma realidade já no próximo ano letivo e que este período difícil decorra sem anormalidades.
A todos solicitamos a compreensão para os constrangimentos, a redução de espaços de recreio, e todas as dificuldades que, inevitavelmente, teremos que atravessar.

No final poderemos oferecer uma escola com todas as valências necessárias ao crescimento harmonioso dos alunos, que permita o desenvolvimento de um projeto educativo construído por e para uma comunidade participativa. A escola André Soares é sede de um agrupamento com mais de dois mil alunos e é para a sua formação integral que pro-curamos constantemente direcionar todas as energias.

Reservamos ainda os dias 3 e 4 de dezembro para encontros com os representantes dos pais/ encarregados de educação das turmas, disponibilizando todas as informações relativamente a obras, desenvolvimento do plano anual de atividades e outros assuntos.
Queremos contribuir para diminuir ansiedades e preocupações!
E …. um ano passa a correr!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

17 Setembro 2018

“Bons e maus Papeis”

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.