Correio do Minho

Braga, segunda-feira

A juventude está com a União Europeia

A vida não é um cliché

Ideias

2018-01-23 às 06h00

Paulo Monteiro

Francisca Silva e Paulo Figueiredo são alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, e pertencem ao Clube Europeu que é coordenado pela professora Elisa Costa. Os três estiveram no passado sábado no programa Da Europa para o Minho, da rádio Antena Minho, a falar da União Europeia e das acções que realizam para promover a Europa e a cidadania europeia. Foi uma conversa muito interessante e onde os jovens mostraram que querem saber e estar com a União Europeia e a importância que esta tem para as suas vidas. Uma conversa também com o eurodeputado José Manuel Fernandes, que todas as semanas nos fala da Europa e onde se mostrou mais uma vez que a União Europeia está presente nas nossas vidas muito mais do que aquilo que imaginamos.

E os jovens já vão começando a saber e a sentir essa importância europeia. Querem estar na Europa e desenvolver os seus projectos em conjunto com os outros países. E temos que dar valor a estes jovens quando promovem a Europa e o exemplo do seu magnífico trabalho está nas actividades e nos prémios que ganham. Naquela escola há muitas actividades ligadas à Europa, realizam um programa de rádio e acções de sensibilização da comunidade para as questões europeias. Já venceram vários concursos, entre eles o Euroscola Portugal Europeu, da Representação em Portugal do Parlamento Europeu e que os vai levar no próximo dia 12 de Abril a Estrasburgo onde vão estar à conversa com seis eurodeputados e onde debaterão os desafios actuais e futuros da União Europeia. A presença destes jovens no Da Europa para o Minho só veio mostrar, mais uma vez, que os jovens querem a Europa e que precisam da Europa nas suas vidas... É bom que assim seja.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

22 Outubro 2018

A multidão e a cidadania

22 Outubro 2018

A pretexto de coisa alguma

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.