Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

A importância de ler jornais e revistas

A responsabilidade de todos

A importância de ler jornais e revistas

Voz às Bibliotecas

2021-02-18 às 06h00

Aida Alves Aida Alves

Se está a ler este texto, é porque já lê um jornal. Consideramos que é um bom hábito pois a leitura diária dos periódicos, quer sejam impressos ou digitais, mantêm-nos em dia com o que vai pelo mundo e dá-nos informações úteis para a nossa gestão diária de informação, fortalecendo-nos na comunicação interpessoal no trabalho e no lazer. Se for lido com atenção e seletivamente, o jornal tem grande influência na formação do conhecimento profissional, técnico, científico e também literário.
É tão importante esta leitura diária, que muitas pessoas a fazem no café da manhã, complementando a alimentação do corpo com a ilustração do espírito. Faz parte da preparação matinal para um novo dia de trabalho.
Todavia, ainda há muitas pessoas que não leem jornais. Não por serem “analfabetos”, mas por alguma preguiça intelectual. Como diz Mário Quintana “os piores analfabetos são os que aprenderam a ler, mas não o fazem”. Muitas pessoas alegam que não leem jornais ou livros por falta de tempo, embora reconheçam a premente necessidade da sua leitura. A velocidade da vida moderna faz com que muitas obrigações se sobreponham às preferências pessoais. No final do dia, depois do jantar degustado, o que apetece é sentar no sofá e ligar a televisão.
Mas vejam lá connosco se podemos fazer algum reajuste do nosso tempo diário para ler mais um pouco, nomeadamente jornais e revistas, pelo menos 1h por dia, e complementar com livros de ficção ou de divulgação, 1 hora por dia. Diminuir duas horas da nossa vida costumeira é mais fácil do que parece. Basta prestar atenção aos nossos hábitos para reconhecermos o quanto tempo desperdiçamos.
Sugestão: divida o seu dia em três períodos diferentes: 8 horas (em média) para dormir, 8 horas (em média) para trabalhar e ou estudar. 6 horas para as atividades de sobrevivência (comer, beber, caminhar, fazer exercício físico, meditar, entre outros). Restam 2 horas para se dedicar à sua atualização e evolução pessoal. A leitura ajuda-nos a progredir no conhecimento sobre o que nos rodeia. Meia hora de manhã enquanto toma o seu pequeno almoço (notícias e um poema), meia hora na pausa do almoço (notícias de revistas ou jornais) e uma hora no fecho do dia, depois de todos os trabalhos domésticos e familiares estarem encaminhados (um livro de divulgação técnica, ou um romance que lhe agrade, um livro de contos ou de poesia). A leitura faz muito bem e melhora fortemente várias competências pessoais.
Voltando novamente à questão da leitura de jornais e revistas, queremos hoje deixar aqui uma sugestão aos leitores para acederem a uma das melhores e mais completas plataformas de leitura digital de revistas e jornais, intitulada PressReader - http://www.pressreader.com. O acesso é feito por um simples clique à internet, gratuito. Para aceder a mais de 7.600 títulos portugueses e internacionais online, em várias línguas, poderá fazer uma inscrição gratuita de leitor/a na da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (atendimento@blcs.pt ) que lhe dará credenciais para aceder a este universo digital diversificado e amplo de títulos. Esta é a melhor maneira de ler revistas e jornais no seu telemóvel, tablet ou computador de secretária. Encontre os seus títulos favoritos e aceda a notícias de todo o mundo. Pode descarregar as edições completas e alternar entre a visualização de impressão original e uma visualização de texto otimizada para aparelhos móveis. Tem um acesso ilimitado a todos os títulos do catálogo
A leitura, para além de melhorar o nosso sentido crítico e nossa visão de mundo, tem um poder transformador e evolutivo. Por isso, aproveite bem o seu tempo e viaje diariamente pelas páginas de um bom texto.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Bibliotecas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho