Segurança na União Europeia: desafio e prioridades
Voz às Escolas
2025-01-13 às 06h00
O Programa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) “é um organismo do Ministério da Educação que tem como objetivo instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, proporcionando aos utilizadores os recursos e as aprendizagens necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação e conhecimento, em suporte analógico, eletrónico e digital”.
Trata-se de um programa implantado em todo o país e que tem uma dimensão, recursos e capacidade de intervenção que se destaca internacionalmente. Não existem muitos casos por esse mundo fora que tenham a estrutura e relevância da nossa RBE.
As bibliotecas escolares são espaços fundamentais para a promoção da leitura e da escrita, atividades que são a base de todas as aprendizagens. Ao disponibilizar uma vasta gama de livros, revistas, jornais e outros materiais de apoio, as bibliotecas oferecem aos alunos a oportunidade de expandir o vocabulário, melhorar a capacidade de interpretação de textos e aprimorar a sua competência de escrita, o que aporta resultados diretos no desempenho escolar, pois as competências de leitura e escrita são basilares para todas as disciplinas.
Além disso, as bibliotecas escolares são locais onde os alunos podem desenvolver a sua autonomia intelectual. Ao aprender a pesquisar informações, a selecionar materiais relevantes e a organizar o conhecimento, os estudantes exercitam competências de pesquisa que são essenciais para a sua vida escolar e profissional. A pesquisa, avaliação e utilização de informação de forma crítica é uma competência central na era digital, em que o volume de dados e informação cresce exponencialmente. A frequência das bibliotecas escolares ajuda os alunos a discernir entre fontes fiáveis e não fiáveis, promovendo uma cidadania crítica e bem informada.
As bibliotecas escolares têm um papel importante na promoção da literatura, o que contribui para melhorar o desenvolvimento da linguagem dos alunos, oferecendo o acesso a diferentes perspetivas, culturas e realidades, ampliando seus horizontes, alargando a sua mundividência, estimulando a imaginação, a criatividade e o gosto pela leitura, elementos essenciais para a formação de cidadãos críticos e criativos.
Existe, também, uma relação estreita entre as bibliotecas escolares e o desenvolvimento de competências sociais. As bibliotecas, por norma, oferecem atividades extracurriculares como clubes de leitura, oficinas de escrita, projetos de pesquisa em grupo e eventos literários, que incentivam a colaboração, a troca de ideias e o trabalho em equipa. Isto acontece não apenas dentro da própria escola, mas também a nível regional e nacional (vejam-se as atividades em articulação com o Plano Nacional de Leitura e as colaborações com as Bibliotecas Municipais).
A importância das bibliotecas escolares também está relacionada com a sua capacidade de fomentar a interdisciplinaridade. Ao reunir materiais de diferentes áreas do conhecimento, possibilitam que os alunos façam conexões entre temas de distintas disciplinas, ampliando a compreensão e o aprofundamento dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Isto favorece a aprendizagem ativa, autónoma, em que os alunos não se limitam a receber informações, mas também as exploram, questionam e aplicam de forma significativa.
As bibliotecas escolares desempenham um papel importante no desenvolvimento de hábitos de estudo. Ao proporcionar um ambiente tranquilo e adequado para a leitura e a pesquisa, elas ajudam os alunos a desenvolver a disciplina necessária para organizar o seu tempo, planear as suas atividades escolares e pesquisar informação de forma autónoma, hábitos fundamentais para o sucesso escolar.
No contexto da educação digital, as biblio-tecas escolares adaptaram-se às novas exi-gências do ensino, incorporando recursos tecnológicos como computadores, tablets e plataformas online. Estas ferramentas permitem que os alunos tenham acesso a materiais didáticos e fontes de conhecimento de forma mais dinâmica e interativa, desenvolvendo competências digitais que são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Além disso, através de iniciativas próprias e em parcerias, as bibliotecas escolares promovem a alfabetização digital, ensinando os estudantes a utilizar a internet de forma segura e produtiva.
Os professores bibliotecários e as equipas das Bibliotecas Escolares são atores essenciais para a promoção das aprendizagens e o desenvolvimento dos alunos, proporcionando, através do seu trabalho e das suas iniciativas, um espaço de acesso à informação, incentivo à leitura, promoção da inclusão e do pensamento crítico. As Bibliotecas Escolares desempenham um papel indiscutível na formação de uma educação de qualidade, que prepara os alunos para os desafios do presente e do futuro.
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