Poesia e Inovação
Voz às Escolas
2011-06-06 às 06h00
O desporto escolar, na escola sede do agrupamento André Soares, revela-se uma mais-valia na educação e formação dos jovens e conquista um lugar de relevo no processo educativo, ao representar, para além de um espaço de prática desportiva de competição ou lazer, um elemento fundamental na educação para a cidadania dos nossos alunos. Não podemos ignorar que o des-porto escolar é um fator de grande amplitude na vida social das crianças e jovens.
A escola André Soares, através do desporto escolar, tem encontrado respostas às motivações e necessidades dos alunos porque lhes facilita e estimula o acesso às diferentes atividades desportivas - andebol, basquetebol, badminton, voleibol, aeróbica, cordas - proporcionando-lhes uma ocupação saudável dos seus tempos livres com a vantagem de integrar na sua prática fatores de caráter recreativo/lúdico, de formação e de orientação desportiva.
Constituindo parte integrante do projeto educativo do agrupamento e do plano anual de atividades, o desporto escolar, enquanto atividade extra-curricular de complemento à disciplina de Educação Física, promove o gosto pela prática regular da atividade física e assegura a compreensão da sua importância enquanto fator de saúde e componente de cultura, na dimensão individual e social.
Ao longo dos anos temos constatado que o desporto escolar assume um importante papel no desenvolvimento da dimensão cívica dos jovens praticantes, na medida em que contribui para a aprendizagem das regras da cooperação e da competição saudável, dos valores da responsabilidade e do espírito de equipa, do esforço para atingir metas desejadas ou da importância do cumprimento de objetivos individuais e coletivos.
Está provado que a prática de qualquer modalidade de formação e/ou orientação desportiva proporciona o desenvolvimento de competências físicas, técnicas e táticas com visíveis benefícios na formação integral dos jovens.
Há ainda a realçar outras dimensões, também elas de grande importância na formação da conduta pessoal, social e desportiva dos alunos, ou seja, a aprendizagem de competências de gestão e planeamento de atividades desportivas, cursos de árbitros, juízes, cronometristas, dirigentes, para além de consolidar a avaliação dos fatores de risco da prevenção e do combate ao consumo de substâncias ilícitas ou de comportamentos menos saudáveis.
Assim, podemos considerar que os nossos alunos-atletas são privilegiados em relação aos não praticantes. Desenvolvem competências e vivências muito mais significativas do ponto de vista educativo, sócioafetivo e relacional, ao investirem na competição como fonte de rendimento escolar e de desenvolvimento pessoal e social.
Os resultados conseguidos pelos nossos alunos são de louvar. Apresentam-se em fases locais, regionais e nacionais, dignificando o agrupamento e o sistema de ensino, elevando a qualidade da educação no nosso
09 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário