Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

A ESMS também é cinema... na voz dos alunos

O estado de emergência e a prisão preventiva

A ESMS também é cinema... na voz dos alunos

Voz às Escolas

2020-02-20 às 06h00

Ana Maria Silva Ana Maria Silva

AEscola Secundária Martins Sarmento (ESMS), no contexto da sua comunidade educativa, estabeleceu prioridades no desenvolvimento do planeamento curricular que procuram valorizar as artes.
No ano letivo de 2018/2019, a ESMS candidatou-se ao Plano Nacional de Cinema (PNC). Reuniu-se uma equipa de cinco docentes que se lançou nesta aventura e que procurou responder aos desafios colocados nos princípios estruturantes do PNC.
O cinema surgia na escola e nos professores, como um oásis onde poderia ser possível fazer as coisas de modo descomplicado, mas rigoroso e fluido, parecendo, por vezes, que se poderia estar em face de uma indisciplina consentida.
A planificação realizada para aplicar o PNC na ESMS constituiu uma oportunidade para implementar dinâmicas de autonomia e de articulação curricular. Desburocratizando, contribuirmos para essa “indisciplina” a que as matrizes curriculares devem ser sujeitas quando se pede cruzamento e integração de conteúdos entre disciplinas e outras componentes do currículo, de que é exemplo a componente Cidadania e Desenvolvimento, com os seus imensos domínios... cinemáticos.
Dois técnicos especialistas muito ligados ao audiovisual (José Faria e Jorge Faria), duas professoras (uma de línguas, Carla Menezes, e outra de desenho, Raquel Silva) e um professor de filosofia (Carlos Félix) complementaram-se, com perspetivas e saberes diferenciados, que a todos uniu num projeto comum: aliar teoria e prática, mostrando o cinema como ato de criação intencional que questiona, que interpreta, que desvela mundos, que liberta e transforma. Procurou-se que a imagem em movimento fosse utilizada como estruturante de escolhas comunicacionais, éticas e estéticas que nos posicionassem no espaço e no tempo contemporâneos. Os alunos envolveram-se com alegria e propósito. As atividades desenvolvidas foram integradas no Plano Anual de Atividades da ESMS e nas dinâmicas pedagógicas dos Conselhos de Turma. Incluímos o PNC no Projeto Educativo.
O PNC constituiu-se como uma mais-valia motivadora para a concretização do Perfil dos Alunos e para a criação de uma escola mais inclusiva, que valoriza os valores democráticos, a criatividade, a cultura, a ciência e o belo.
“O PNC permitiu-nos, enquanto alunos, a vivência de várias experiências relevantes neste segmento do mundo das artes que é o Cinema. Todas as atividades que experienciámos foram distintas e sempre criativas.
No passado ano de 2019, foi-nos concedida a oportunidade de participar num workshop no Porto, na instituição CLIA-ANILUPA. Esta experiência constituiu um momento de grande azáfama e animação para todos nós! Na verdade, para a turma, aquele foi o primeiro contacto com o mundo do cinema e da animação. Em outubro, dirigimo-nos a Lousada, em visita à Casa Museu de Vilar, um museu dedicado ao cinema de animação, que nos remete para a magia da imagem animada. Este é um projeto de Regina Pessoa e Abi Feijó, talvez o mais prestigiado cineasta e produtor cinematográfico português (e júri dos óscares em 2020). Tivemos o privilégio de toda a visita e o workshop serem dirigidos por este importantíssimo senhor. Ali mesmo, em conjunto, fizemos uma curta-metragem, animada com desenhos que ilustraram uma história por nós criada. Foi inserido som e feita a ficha técnica. Eis o resultado:
https://vimeo.com/371354514 .
Enquanto aluno/a, sinto que o mais importante de todas estas experiências é a influência e a marca que deixam nas nossas vidas. Elas são fulcrais para o desenvolvimento do nosso pensamento e da nossa cultura, contribuindo assim para o nosso desenvolvimento pessoal e futuro profissional.
Em suma, a escola desempenha um papel significativo para a realização e sucesso destes projetos através do empenho e dedicação dos seus profissionais e alunos, o que, consequentemente, permite o nosso crescimento e evolução do ponto de vista pessoal, estético, social e crítico”.
Com a colaboração de Carlos Félix, em representação da equipa PNC, e Ana Miranda, aluna do 11º ano do Curso de Artes Visuais.?

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

02 Abril 2020

Inteligência emocional

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho