A responsabilidade de todos
Voz às Escolas
2020-02-20 às 06h00
AEscola Secundária Martins Sarmento (ESMS), no contexto da sua comunidade educativa, estabeleceu prioridades no desenvolvimento do planeamento curricular que procuram valorizar as artes.
No ano letivo de 2018/2019, a ESMS candidatou-se ao Plano Nacional de Cinema (PNC). Reuniu-se uma equipa de cinco docentes que se lançou nesta aventura e que procurou responder aos desafios colocados nos princípios estruturantes do PNC.
O cinema surgia na escola e nos professores, como um oásis onde poderia ser possível fazer as coisas de modo descomplicado, mas rigoroso e fluido, parecendo, por vezes, que se poderia estar em face de uma indisciplina consentida.
A planificação realizada para aplicar o PNC na ESMS constituiu uma oportunidade para implementar dinâmicas de autonomia e de articulação curricular. Desburocratizando, contribuirmos para essa “indisciplina” a que as matrizes curriculares devem ser sujeitas quando se pede cruzamento e integração de conteúdos entre disciplinas e outras componentes do currículo, de que é exemplo a componente Cidadania e Desenvolvimento, com os seus imensos domínios... cinemáticos.
Dois técnicos especialistas muito ligados ao audiovisual (José Faria e Jorge Faria), duas professoras (uma de línguas, Carla Menezes, e outra de desenho, Raquel Silva) e um professor de filosofia (Carlos Félix) complementaram-se, com perspetivas e saberes diferenciados, que a todos uniu num projeto comum: aliar teoria e prática, mostrando o cinema como ato de criação intencional que questiona, que interpreta, que desvela mundos, que liberta e transforma. Procurou-se que a imagem em movimento fosse utilizada como estruturante de escolhas comunicacionais, éticas e estéticas que nos posicionassem no espaço e no tempo contemporâneos. Os alunos envolveram-se com alegria e propósito. As atividades desenvolvidas foram integradas no Plano Anual de Atividades da ESMS e nas dinâmicas pedagógicas dos Conselhos de Turma. Incluímos o PNC no Projeto Educativo.
O PNC constituiu-se como uma mais-valia motivadora para a concretização do Perfil dos Alunos e para a criação de uma escola mais inclusiva, que valoriza os valores democráticos, a criatividade, a cultura, a ciência e o belo.
“O PNC permitiu-nos, enquanto alunos, a vivência de várias experiências relevantes neste segmento do mundo das artes que é o Cinema. Todas as atividades que experienciámos foram distintas e sempre criativas.
No passado ano de 2019, foi-nos concedida a oportunidade de participar num workshop no Porto, na instituição CLIA-ANILUPA. Esta experiência constituiu um momento de grande azáfama e animação para todos nós! Na verdade, para a turma, aquele foi o primeiro contacto com o mundo do cinema e da animação. Em outubro, dirigimo-nos a Lousada, em visita à Casa Museu de Vilar, um museu dedicado ao cinema de animação, que nos remete para a magia da imagem animada. Este é um projeto de Regina Pessoa e Abi Feijó, talvez o mais prestigiado cineasta e produtor cinematográfico português (e júri dos óscares em 2020). Tivemos o privilégio de toda a visita e o workshop serem dirigidos por este importantíssimo senhor. Ali mesmo, em conjunto, fizemos uma curta-metragem, animada com desenhos que ilustraram uma história por nós criada. Foi inserido som e feita a ficha técnica. Eis o resultado:
https://vimeo.com/371354514 .
Enquanto aluno/a, sinto que o mais importante de todas estas experiências é a influência e a marca que deixam nas nossas vidas. Elas são fulcrais para o desenvolvimento do nosso pensamento e da nossa cultura, contribuindo assim para o nosso desenvolvimento pessoal e futuro profissional.
Em suma, a escola desempenha um papel significativo para a realização e sucesso destes projetos através do empenho e dedicação dos seus profissionais e alunos, o que, consequentemente, permite o nosso crescimento e evolução do ponto de vista pessoal, estético, social e crítico”.
Com a colaboração de Carlos Félix, em representação da equipa PNC, e Ana Miranda, aluna do 11º ano do Curso de Artes Visuais.?
14 Março 2024
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