Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

A ESMS em ação

A responsabilidade de todos

A ESMS em ação

Voz às Escolas

2021-11-25 às 06h00

Ana Maria Silva Ana Maria Silva

O Projeto Educativo da Escola Secundária Martins Sarmento (ESMS) refere que esta “... acredita que “o ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é sobretudo aprender a aprender, aprender a desenvolver-se e aprender a continuar a se desenvolver mesmo depois da escola” (Crahay, 1999, citado por Nardon, 2015, p. 2)”.
Em cada ano letivo, proporcionamos tempos e espaços para inúmeras iniciativas criando, desta forma, um ambiente favorável para alunos e professores experimentarem novas formas de estar na escola em que os alunos aprendem a SER através da arte, do cinema, do desporto, da literatura, do associativismo, da ecologia, da ciência...
Os meses de outubro e de novembro mostraram o resultado do trabalho desenvolvido no ano letivo transato, e que continua em 2021-2022. O dia 12 de outubro foi um dia marcante para a nossa comunidade educativa, tal como o foi o dia 3 de novembro e, mais recentemente, o dia 18 de novembro.
No dia 12 de outubro, a escola foi galardoada com o Selo “Escola Gandhi 2021/2022” na sequência da participação na iniciativa “Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania – Bem-Estar Animal” com o projeto intitulado “Campanha de sensibilização e recolha de alimentos (entre outros materiais) para animais acolhidos em associações”, com três turmas do 10 º ano.
Também no dia 12 de outubro, mais uma vez, a escola viu reconhecido o trabalho desenvolvido com os seus alunos, no âmbito da sustentabilidade, sendo distinguida com o Galardão Eco-Escolas. Desde 2006/2007, a que a ESMS adotou o Projeto Eco Escolas e, desde então, este tem feito parte do seu quotidiano, tendo sido o motor da melhoria do desenvolvimento ambiental da escola e contribuído para a formação contínua de jovens e adultos, no sentido de estes se tornarem mais responsáveis e preocupados com a preservação do Ambiente e do Planeta Terra.
Ainda no passado dia 12 de outubro, o PNC da ESMS viu o seu trabalho reconhecido através do convite da Dr.ª Elsa Mendes, Coordenadora do PNC, para participar, em parceria com o Cineclube de Guimarães, na primeira de três sessões de filmes comentados por convidados (em Guimarães, Coimbra e Lisboa). Esta iniciativa teve o apoio (e intervenção gravada) do Secreta?rio de Estado Adjunto e da Educac?a?o (Joa?o Costa) e do Secreta?rio de Estado do Cinema, Audiovisual e Media (Nuno Silva). A primeira sessão aconteceu no CCVF, tendo sido exibido o documentário As Armas e o Povo (Colectivo de Trabalhadores da Atividade Cinematográfica, 1975), com comentário de Paulo Cunha (Universidade da Beira Interior/Cineclube de Guimarães).
Já no dia 3 de novembro, as práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, promotoras de relações interpessoais saudáveis, e envolvimento de toda a comunidade educativa na divulgação da imagem positiva da escola, foram reconhecidas através da atribuição do Selo Escola Saudável, nível avançado, com a validade de dois anos.
No dia 12, participamos no I Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CIEEC-2021), pensado pelo Gabinete de Educação para o b Boas práticas de educação empreendedora que desenvolvemos com os nossos alunos dos cursos profissionais, com projetos de empreendedorismo social e económico.
No dia 18 de novembro, o canal 11 da televisão transmitiu o programa “Amor à camisola”. Neste programa foi reconhecido o trabalho que a comunidade educativa da ESMS tem desenvolvido para possibilitar a conciliação da carreira de desportista com a carreira académica dos alunos que fazem parta da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE).
É com orgulho que afirmamos que, cada em passo que a ESMS dá fica mais forte, mais habilidosa e mais autoconfiante no caminho traçado. Cada desafio que enfrentamos, permite-nos ter a certeza de tudo fazer para sermos bem-sucedidos e, desta forma, nunca desistirmos de prestar um serviço público de educação de excelência.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

14 Março 2024

Para que conste...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho