Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

A ESMS em ação Take 2

Maio, mestre da inquietação!

A ESMS em ação Take 2

Voz às Escolas

2021-12-23 às 06h00

Ana Maria Silva Ana Maria Silva

O Plano 21|23 Escola + apresenta um conjunto de medidas orientadas para a criação de condições de contexto necessárias à recuperação das aprendizagens contribuindo, desta forma, para o sucesso escolar através do combate às desigualdades. Cada escola deve trabalhar para melhorar as aprendizagens e focalizar a sua ação no desenvolvimento das áreas de competência inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas.
Os alunos devem ser envolvidos no desenho das atividades curriculares e extracurriculares e na implementação de estratégias que lhes possibilitem desenvolver melhores percursos de aprendizagem. Este trabalho pode significar mais conhecimento e mais inovação. A sociedade e as novas profissões exigem mais competências e, sobretudo, capacidades distintas pelo que é fundamental trabalhar com os alunos, também, de forma distinta do tradicional capacitando-os para enfrentar o mundo em permanente mudança.
Para dar forma a este desafio, a Escola Secundária Martins Sarmento (ESMS) tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas em que os alunos se constituem como parceiros no desenho de estratégias de atuação capazes de transformar o nosso espaço educativo numa comunidade de aprendizagem com responsabilidades partilhadas. Acreditamos que o aluno do século 21 da ESMS será Criativo, Crítico, Consciente e Comprometido e, assim, será Competente.
A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania abre a possibilidade de reflexão e cruzamento de saberes de diferentes disciplinas e a Estratégia de Educação para a Cidadania da Martins Sarmento, pelo quarto ano consecutivo, está a permitir aos seus alunos, de todos os anos de escolaridade, debruçarem-se sobre domínios em que a sua palavra conta. Os projetos que desenvolvem confluem para o perfil que queremos para o aluno da ESMS.
Os alunos do primeiro ano dos Cursos Profissionais continuam envolvidos em projetos de empreendedorismo social, e os do segundo em projetos de empreendedorismo económico. As suas ideias proporcionam a criação de produtos e/ou serviços de valor capazes de se transformarem em ideias de negócio ou de criação do próprio emprego. A pandemia dificulta as formas criativas de trabalho, mas professores e alunos continuam a desenvolver projetos que são uma mais valia para o desenvolvimento de competências e capacidades exigidas pelo mercado de trabalho.
Enquanto EcoEscola, a Martins Sarmento continua a ser detentora do nível avançado do Selo de Escola Saudável. Acreditamos que trabalhamos para desenvolver nos alunos a capacidade de se posicionarem de forma crítica também em relação a assuntos ambientais. A gestão de resíduos, a redução de consumo de energia, de papel e de plástico e a qualidade do ar na ESMS são preocupações que nos movem de forma permanente. Acreditamos estar a trabalhar na escola, para consciencializar os nossos alunos para a importância destas temáticas. As campanhas de prevenção, reciclagem e reutilização estão a contribuir para essa tomada de consciência.
O Conselho EcoEscolas procura trazer para o debate todas estas temáticas e envolver os alunos na tomada de decisão sobre assuntos que nos preocupam a todos. Na primeira reunião deste ano letivo, no dia 10 de dezembro, fez-se uma apreciação das medidas em curso e que têm sido alvo de debate pelos alunos neste primeiro período. Mas é o Plano de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário que mais tem criado condições para o desenvolvimento do aluno do século 21 da ESMS. As atividades pensadas em conjunto por alunos, professores e pela técnica em exercício de funções na escola, estão a ajudar-nos a ficar mais fortes, mais habilidosos e mais autoconfiantes no caminho traçado.
Já não somos uma escola fisicamente silenciosa. Tudo na ESMS pula de vida e de atividade, apesar de tudo à nossa volta estar a caminhar para o inverno. Há risos, sussurros, salas cheias de vida e avidez de aprender, numa luta constante para atingir a perfeição, para melhorar o que já temos. E nós somos a ESMS em ação.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho