Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

A ESMS é ciência, é arte, é desporto, é…asas para os seus alunos

Inteligência emocional

 A ESMS é ciência, é arte, é desporto, é…asas para os seus alunos

Ideias

2020-01-23 às 06h00

Ana Maria Silva Ana Maria Silva

AESMS iniciou a sua existência a 29 de novembro de 1891, como Pequeno Seminário de Nossa Senhora da Oliveira. Após a implantação da República, o Seminário-Liceu foi transformado, logo em 1911, em Liceu Nacional, sendo extinto o curso teológico. Desde então, embora as mudanças nunca mais tenham parado, a ESMS soube sempre responder aos desafios que lhe foram sendo colocados.
É com orgulho que afirmamos que a Martins Sarmento, desde os seus primórdios, e ao longo da sua história, procurou ultrapassar todas as barreiras que foram surgindo e que, de algum modo, colocavam entraves à aquisição do conhecimento, e inerente sucesso escolar, sobretudo daqueles que ambicionavam um tipo de ensino diferente, o que lhe permitiu afirmar a sua identidade quer a nível local, quer a nível nacional.
A Martins Sarmento sabe que tem procurado contribuir para um serviço público nacional de educação de excelência. O enfoque do nosso trabalho enquanto escola é na qualidade da formação e educação que oferecemos aos nossos estudantes. Disso são testemunhas os inúmeros alunos que a frequentaram ao longo da sua história e que foram desempenhando, e continuam a desempenhar, cargos de relevo no nosso país e além-fronteiras.
A confiança que a ESMS tem sabido transmitir faz com que os pais e encarregados de educação lhe confiem a educação e formação dos seus filhos. A diversidade de respostas de estratégias de ensino e aprendizagem que oferecemos permite que todos possam trabalhar para alcançar o sucesso pretendido. Mas, sobretudo, trabalhamos com alunos concretos, com dificuldades concretas, pois nós sabemos que os alunos não são meros alunos, a necessitar apenas de conhecimento. Esses alunos não existem. Nós trabalhamos com pessoas. É essa a nossa matéria-prima.
É neste contexto que surge a diversidade de projetos que desenvolvemos na ESMS. Eles vão ao encontro da diversidade de interesses dos nossos alunos, das suas capacidades e formas de estar na escola. É nossa convicção que com estes projetos é possível encontrar novas formas de ensinar para que todos possam aprender.
O grupo de projetos da escola dinamiza os diferentes projetos/clubes na comunidade escolar e as atividades levadas a cabo contribuem para o enriquecimento da formação global dos alunos. A promoção da educação ambiental, da educação para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável, da educação para as artes, da educação para o desporto, da educação para a ciência são as preocupações de todos os que estão envolvidos, sem nunca descurar a necessária articulação ao nível do currículo e, consequentemente, o desenvolvimento das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A prática desportiva regular e de qualidade é garantida pelo projeto Desporto Escolar. Criamos oportunidades para o desenvolvimento global dos jovens com a promoção de hábitos saudáveis, de competências sociais e valores fundamentais à vida em sociedade. No desporto, contudo, a ESMS vai mais longe. Integra a Rede das Escolas UAARE procurando integrar o desporto na sua identidade, enquanto escola de referência.
A educação para as artes fica enriquecida com as atividades que decorrem do Plano Nacional de Cinema (PNC), que a escola integra pelo segundo ano consecutivo. O PNC constitui-se como uma mais-valia motivadora para a concretização do Perfil dos Alunos e para a criação de uma escola mais inclusiva, que valoriza os valores democráticos, a criatividade, a cultura, a ciência e o belo.
A educação para a ciência é encorajada a partir do Clube Ciência Viva na Escola. Este projeto é transversal a várias disciplinas e a diferentes projetos já implementados na nossa escola. EcoEscola, Robótica, Voluntariado, Gabinete de Imagem, todos juntos a aprender Ciência.
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas” (ALVES, Rubem). A ESMS continua a ser asas para os seus alunos encorajando-os a voar. O projeto Erasmus+, no qual participamos, contribui para que esse voo seja mais desafiador.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho