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A Escola Carlos Amarante continua a apostar no ensino profissional

O primeiro Homem era português

A Escola Carlos Amarante continua a apostar no ensino profissional

Voz às Escolas

2022-05-16 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

Os alunos finalistas do ensino básico (9ºano) terão, brevemente, de decidir o percurso a seguir no ensino secundário, de modo a garantir o sucesso escolar e a realização pessoal e social.
O Agrupamento de Escolas Carlos Amarante será sempre uma boa aposta, dado que oferece mais de nove opções para frequência do ensino secundário. Além dos quatro cursos científico-humanísticos com diversas disciplinas opcionais, destacando-se, por exemplo, o Mandarim, como língua estrangeira, tem ainda os seguintes cursos profissionais: Programador/a de Informática, Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando, Técnico/a de Produção em Metalomecânica – variante de Programação e Maquinação, Técnico/a de Design – variante de Design Industrial e Técnico/ de Desporto.

Nos cursos profissionais privilegia-se uma formação mais prática e o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, dado que um dos objetivos é preparar o ingresso mais precoce no mundo do trabalho. Nestes percursos profissionalizantes de dupla certificação, os alunos obtêm um diploma de ensino secundário (12º ano), bem como o nível 4 de qualificação profissional do QNQ, ou seja, um nível acima, quando comparado com os cursos científico-humanísticos. Incluem três componentes de formação (sociocultural, científica e técnica) e a carga horária total (3100 a 3440 horas) é distribuída pelos três anos do ciclo de formação. A gestão da carga horária é da responsabilidade de cada escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a otimizar a gestão modular, a formação em contexto de trabalho e o seu projeto de flexibilidade. Na Carlos Amarante, estão previstas 600 horas de formação em contexto de trabalho (estágio) e, no final do curso, cada aluno terá de apresentar a um júri uma prova de aptidão profissional (PAP), que consiste num projeto que desafia a criatividade e coloca em prática as competências e os conhecimentos que adquiriram ao longo da formação. Permite, para além do ingresso no mercado de trabalho, o prosseguimento de estudos, em cursos de especialização tecnológica, em cursos técnicos superiores profissionais ou, se realizarem exame nacional, numa licenciatura.

Somos uma boa aposta, comprovada pelo nosso empenho na obtenção do Selo de Conformidade EQAVET, certificando que o nosso Sistema de Garantia da Qualidade dos cursos profissionais se encontra alinhado com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissional.
Somos uma boa aposta, dado que a oferta dos cursos profissionais na Escola Secundária Carlos Amarante é determinada tendo em consideração a capacidade instalada, a relevância de cada curso profissional no Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações (SANQ), a não redundância da oferta no território e o desempenho e sucesso educativo dos nossos alunos e alunas.

Somos uma boa aposta, porque os nossos cursos profissionais apresentam, no SANQ, uma relevância acima da média, contribuindo para uma rede de oferta formativa atualizada, adequada às necessidades e à evolução da economia e sociedade.
Somos uma aposta ganha porque investimos na inovação e na qualidade, na participação ativa dos nossos alunos na vida escolar, destacando-se a implementação de inúmeros projetos e atividades, nomeadamente a criação recente de dois Clubes de Ciência Viva na Escola e o aprofundamento do nosso projeto Erasmus+ – “Estágios além fronteiras”, onde diversos alunos dos cursos profissionais se encontram a realizar a formação em contexto de trabalho em Rimini, Itália e em Sófia, Bulgária.
O ensino profissional é uma aposta de sucesso na Escola Carlos Amarante.

Texto com a colaboração do subdiretor, Eusébio Fertusinhos

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