Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

A Dança e o Ginasiano no AE Maximinos

Enfermeiros já esperam longamente a recontagem do tempo de serviço

A Dança e o Ginasiano no AE Maximinos

Voz às Escolas

2021-12-15 às 06h00

Paulo Antunes Paulo Antunes

Nesta crónica, quero realçar um dos mais importantes parceiros do agrupamento, o Ginasiano Escola de Dança.
Trata-se de uma instituição privada com estatuto de utilidade pública, sedeada em Vila Nova de Gaia, dedicada ao Ensino Artístico Especializado da Dança, reconhecida pelo Ministério da Educação desde 1987, com autonomia pedagógica. São a única escola no país, com uma Companhia de Jovens Bailarinos, lançada em 2015, sendo um projeto desenhado para os jovens bailarinos em formação no Ginasiano e escolas parceiras como a nossa.
Na nossa oferta educativa (em parceria) disponibilizamos:

• O Curso Iniciações em Dança (1º ciclo): destina-se aos alunos dos seis aos nove anos de idade. O curso integra a Dança com as Expressões Criativas, nomeadamente a Música e a Expressão Plástica, com o objetivo de promover o desenvolvimento psico-motor e estético-expressivo através de três vertentes artísticas diferentes.

• O Curso Básico de Dança (2º e 3º ciclo) e o Curso Secundário de Dança que integram o ensino artístico especializado de dança, uma opção de estudo que funciona em regime articulado, sendo os alunos dispensados de algumas disciplinas ou tempos letivos do currículo de ensino regular, cuja carga horária reverte para o currículo artístico.
Durante o Curso Secundário, os nossos alunos são auxiliados no processo de continuação de estudos no Ensino Superior e/ou inserção no mercado profissional (Criação de estágios académicos no âmbito da Formação e Contexto de Trabalho (FCT), redes de cooperação artística, Intercâmbio entre escolas, viagens de estudo/cursos em escolas e companhias profissionais de dança internacionais e acolhimento de audições de escolas e companhias internacionais).
Em parceria, tentamos estabelecer pontes com o mundo profissional e com a comunidade em que nos inserimos, com o objetivo de consolidar o desenvolvimento individual de cada um dos nossos alunos Bracarenses / alunos de dança. A tarefa tem sido difícil de implementar e são incompreensíveis alguns “bairrismos” num país com 218 km de largura e 561 km de comprimento. Se os parceiros locais nos convidassem (no meu mandato, zero convites), podíamos participar, nas diversas atividades culturais realizadas por estas entidades e os nossos alunos seriam os maiores beneficiários.
Partilhamos da visão do Ginasiano, privilegiando a preparação de jovens na dança, para uma carreira sustentável e não para a fugacidade dos concursos televisivos (opção quiçá castradora de carreiras longas e facilitadora de lesões), abrindo e possibilitando a Dança a Todos.
A atualidade reclama jovens bailarinos com competências profissionais interdisciplinares e com versatilidade técnico-artística. Assim, os diferentes níveis de ensino, do 1º ciclo ao Secundário, con- tribuem para a formação de cidadãos com sensibilidade artística ou, especificamente, para a formação de cidadãos cujo futuro profissional seja na dança (como intérprete, coreógrafo ou docente, ou ainda, como profissional do espetáculo). Também cuidamos da saúde dos nossos alunos com enfoque personalizado no trabalho físico dos nossos alunos (Fisioterapia, Prevenção e Recuperação de Lesões).
Cheguei a Braga em 2002, oriundo da Beira Interior, dedicando-me atualmente com imenso empenho a esta comunidade escolar. Também o Ginasiano Escola de Dança (Vila Nova de Gaia) aceitou o desafio de há mais de 8 anos, desenvolver um trabalho de excelência com os nossos alunos na dança.
Votos de um Bom Natal e Feliz Ano Novo, ambos repletos de saúde e alegria, sem muros e com muitas pontes nos diversos contextos da vida pessoal, cultural e profissional.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho