Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

A cor é Rosa!

A tempestade perfeita!

A cor é Rosa!

Escreve quem sabe

2021-10-19 às 06h00

Margarida Pereira Margarida Pereira

Dedicar a crónica de Outubro a uma causa tão nobre como o “Outubro Rosa” é algo que já vem sendo tradição. Se, em cada ano, dermos a conhecer o “Outubro Rosa” a uma pessoa nova, então o propósito já está ganho! Mas afinal o que é o “Outubro Rosa”?
O “Outubro Rosa”, ou “Pink October”, é um movimento internacional que surgiu nos Estados Unidos durante a década de 90. O objetivo deste movimento passa, não só, por sensibilizar a população em geral e a mulher em particular para a prevenção do Cancro da Mama, como também sensibilizar para o diagnóstico precoce. Sabia que, segundo as estatísticas, o cancro da mama é o mais frequente em Portugal, bem como no resto do mundo?
Apesar de ser uma tipologia frequente, há ainda muito de desconhecido nesta doença e, para apoiar a investigação, em Outubro, existem algumas atividades cujo valor reverte para financiar a investigação, e também para apoiar as doentes que, muitas vezes, necessitam de cuidados especiais e de apoio psicológico.
Em Outubro, o mundo pinta-se de Rosa e Braga não poderia ser exceção. Este mês, o centro da cidade está mais cor de rosa, com as montras repletas de laços e o chafariz da Av. Central está também decorado a cor de rosa. Alguns edifícios da cidade, como a Capela de Guadalupe ou a Junta de Freguesia de São Victor, também apoiam esta causa que é de todos e exibem o laço rosa, de forma a sensibilizar quem por lá passa.
Mas afinal quais são as iniciativas do Outubro Rosa?
Felizmente, são inúmeras as iniciativas que preenchem todo o calendário deste mês, desde palestras até caminhadas, havendo atividades para todos os gostos. Algumas são gratuitas, outras têm uma inscrição que reverte a 100% para as instituições que apoiam os doentes oncológicos. Fazendo uma breve pesquisa pelas atividades do “Outubro Rosa”, em Braga, damos destaque ao Fórum Rosa que se realiza no dia 22 de Outubro, pelas 21h30, no Auditório Conservatório Bomfim sobre o tema “Cancro da Mama em tempos de pandemia: dos desafios às soluções”. Este forum é aberto à população em geral e, acreditando que o saber não ocupa lugar, é uma excelente oportunidade de ouvir dois profissionais e ainda um testemunho sobre como enfrentar o cancro em tempo de pandemia.
Uma excelente forma de passar um momento divertido em família, no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de Outubro, será participando no Peddy-Paper Rosa. As inscrições podem ser feitas no site www.raceforthecure.eu/pt/ onde constam também mais informações sobre a atividade.
No entanto o objetivo é, com a t-shirt do evento, percorrer as ruas do centro histórico da cidade tirando uma fotografia em alguns dos locais mais emblemáticos.
Já no dia 30 de Outubro, Dia Nacional da Prevenção Contra o Cancro da Mama, irá ocorrer o concerto solidário com a Orquestra Filarmónica de Braga. O Concerto Centenário Piazzolla - "O Rei do Tango" ocorre no Auditório Vita pelas 21h30 e os bilhetes podem ser adquiridos na ticketline, mas também na recepção do auditório.
Para saber mais ou ajudar a Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, entre os dias 23 e 28 de Outubro, estará no Braga Parque um espaço onde poderá falar com as voluntárias da Delegação de Braga da LPCC, que disponibilizarão material informativo e algum merchandising.
Reforçamos que estas são apenas algumas das inúmeras iniciativas que pintam Outubro de Rosa, através das quais poderá ajudar as instituições que organizam as atividades. Contudo não vamos esquecer que a grande missão do PINK OCTOBER é sensibilizar para a prevenção e para o diagnóstico precoce do cancro da mama, sendo essa a verdadeira missão.
Deste modo desafiamo-lo, a si, caro leitor, a partilhar esta iniciativa com alguém, um vizinho, um amigo, um familiar.... Partilhe para que, de ano para ano, o mundo fique cada vez mais cor-de-rosa.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

07 Dezembro 2021

Porque os livros importam...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho