Correio do Minho

Braga, quarta-feira

A Conferência Internacional Católica do Escutismo

O que nos distingue

Escreve quem sabe

2011-12-02 às 06h00

Carlos Alberto Pereira

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) - Escutismo Católico Português é uma associação de juventude, sem fins lucrativos, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Baden-Powell e no voluntariado dos seus membros, que se afirma como movimento da Igreja Católica.

Ciente das responsabilidades que lhe advêm deste facto, bem como daquelas que a Hierarquia e o restante Povo de Deus têm para com a associação, em 1962, juntamente com outras associações de escutismo católico e com os comités católicos de outras associações escutistas, ajudou a fundar a Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) que recebeu a aprovação da Santa Sé e o estatuto de Organização Internacional Católica de direito privado segundo o Direito Canónico, sendo membro da Conferencia das Organizações Católicas (ICO) e no interior da Organização Mundial do Movimento Escutista tem o estatuto de entidade consultiva quer ao nível Mundial, quer ao Regional.

Tudo isto a propósito da reunião ordinária do Conselho Mundial da CICE que se realiza, esta semana, em St Louis, no estado de Missouri, nos Estados Unidos da América, mais precisamente de 1 a 4 de dezembro.

Nesta reunião magna, que se reúne de três em três anos, os delegados das associações católicas e dos comités católicos vão apreciar como foi desenvolvida a estratégia definida para:

a) o desenvolvimento e aprofundamento da dimensão espiritual do escutismo em sintonia com a unidade e a diversidade do Movimento Escutista Mundial;
b) a promoção da participação ativa do escutismo católico na missão da Igreja;
c) a facilitação da comunicação entre a Igreja e o Movimento Escutista Mundial.

Nesta reunião também será eleito o novo secretario geral, pois o atual, que agora cessa funções, completa também o limite máximo de mandatos e por isso não poderá ser reeleito. De igual modo serão eleitos os dois adjuntos do secretário geral que, juntamente com o tesoureiro, o assistente eclesiástico mundial e os secretários e os assistentes eclesiásticos regionais formam o comité permanente que reúne entre as reuniões do conselho mundial.

Com uma nova liderança também será aprovado o plano estratégico para o próximo triénio onde se esperam iniciativas no domínio:
• da educação e da vida eclesial;
• da cooperação entre escuteiros e guias para a promoção da dimensão espiritual;
• da definição de linhas de orientação e intervenção nas questões da pastoral juvenil;
• do encorajamento do dialogo ecuménico e inter-religioso;
• do aprofundamento para sustentação da educação para a paz e para a justiça;
• da colaboração permanente com a Organização Mundial do Movimento Escutista para aprofundamento da vivência escutista e do seu desenvolvimento na Igreja católica.

No final da Conferência, estou certo que teremos uma CICE renovada e consciente da sua missão, quer no escutismo, quer na Igreja. Uma CICE que fará jus às palavras de São Paulo “É que, como num só corpo, temos muitos membros, mas os membros não têm todos a mesma função” (Rom 12,4) e que olhará para as crianças e jovens de todo o mundo com olhar sorridente de João Paulo II para testemunhar que todos eles têm o direito a ter o indispensável para ter uma vida feliz.

Finalmente uma CICE que, tal como madre Teresa da Calcutá, saberá passar das palavras às obras, descobrindo que é com a ação de cada um nós que se constrói uma obra coletiva, visando a felicidade dos das crianças e jovens de todo o mundo que estão privadas dos mais elementares, como o direito à educação, aos crescimento saudável, à saúde e à cidadania, enfim a serem felizes como queremos que os nossos filhos sejam.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

18 Dezembro 2018

Arrematar o Ano

16 Dezembro 2018

Sinais de pontuação

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.