Correio do Minho

Braga,

- +

A Conciliação Família-Trabalho sob o atento olhar dos TUB

A utilização de veículos elétricos

A Conciliação Família-Trabalho sob o atento olhar dos TUB

Ideias

2022-04-02 às 06h00

Sandra Cerqueira Sandra Cerqueira

O tempo é ininterrupto e sempiterno. Mas as pessoas não. Para mim, nos últimos seis anos, o tempo assumiu um significado ímpar, e muito também se deve às pessoas que diariamente enriquecem e valorizam a rede do meu capital social. Enigmático? De todo, porque tudo se resume à pessoa humana, seja ela no seu papel profissional, pessoal ou familiar.
E, nestes últimos dois anos, ganhou ainda maior expressão. Se a doença COVID-19 me ensinou alguma coisa é que a integração entre vida profissional e pessoal é tão importante quanto o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. É fácil esquecer que além do trabalho somos todos apenas pessoas. O que pode ser percecionado – erradamente -, como incompatível ou desagregado, é na verdade uma relação de oportunidade com um potencial integrador e integrante, pois se complementam em perfeita harmonia.
Tal como referenciado no estudo da Nova School of Business and Economics sobre os “Desafios à conciliação família-trabalho”, há académicos que estudam a natureza dinâmica desta relação, como Steven Poelmans, afirmam que as organizações não podem ignorar o facto de que conflitos entre a dimensão familiar e profissional se traduzem em inferior desempenho individual no contexto laboral e mesmo em perda de motivação e talento. Podemos até inferir que esta natureza dinâmica ou entendimento deste fenómeno é geracional, mas na sociedade moderna atual, tal como a famosa máxima do filósofo e intelectual espanhol José Ortega y Gasset “o homem é o homem e as suas circunstâncias”. E a conceção dinâmica do mundo e da vida humana hoje é diferente daquela vivida em décadas anteriores.
Para os Transportes Urbanos de Braga o reconhecimento desta realidade não é simples retórica. Foi no decorrer de 2020, durante o primeiro ano em que fomos assolados pelos efeitos da pandemia, que fizemos uma reflexão sobre esta realidade e decidimos embarcar no caminho para a certificação da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal (norma portuguesa NP 4552), aliás uma das prioridades estabelecidas pela própria Comissão Europeia no âmbito da igualdade entre homens e mulheres.
O investimento contínuo nas pessoas não só é essencial como crítica para o desenvolvimento do capital humano, das suas competências e aprendizagens. Apostamos não só nesta dimensão de valorização profissional como damos igual foco e investimento ao bem-estar, à saúde, e qualidade de vida das nossas(os) trabalhadores, quer no âmbito profissional, como também pessoal e familiar numa conciliação harmoniosa. Procuramos que os nossos trabalhadores e trabalhadoras tenham este balanço saudável e equilibrado nestas várias dimensões.
Várias vezes a equipa me ouviu dizer que se descurarmos a vida pessoal e familiar certamente não vamos conseguir dar o nosso melhor no campo profissional e alcançarmos um nível de produtividade, vantagem competitiva e retenção de talento desejados.
Para 2022, os TUB tornam a apostar em medidas de saúde e bem-estar, bastante valorizadas pelos trabalhadores(as), dando-lhes ainda maior abrangência, onde se incluem, entre outras: atendimentos de enfermagem, fisioterapia, ginástica laboral, medicina curativa e consultas de nutrição, psicologia e podologia na sede da empresa, sem qualquer custo. Disponibilizamos também, através de protocolos estabelecidos com o Clube Recreativo de Pessoal dos TUB (CRPT) e outras instituições locais, serviços de lavandaria e apoio ao estudo, entre tantos outros.
Ao nível da organização do trabalho a empresa adota medidas de flexibilização do trabalho. No domínio do desenvolvimento pessoal e equipamentos desenvolvemos uma biblioteca digital coletiva, facilitamos projetos de melhoria de competências, e oferecemos kits de acolhimento. Ainda no âmbito dos serviços e benefícios, proporcionamos uma série de ofertas aos trabalhadores(as) dos TUB, desde transporte gratuito em toda a rede TUB, oferta de um kit bebé, fruta para consumo interno e o compromisso de dispensar as trabalhadoras gestantes 15 dias antes do parto.
Com vista à reflexão e desenvolvimento destas medidas e para incrementar o alcance e âmbito das mesmas, ao registo de ideias e participação continua, foi constituída uma equipa interdisciplinar e representativa que realiza reuniões sistemáticas.
E sob o nosso atento olhar, imprimimos uma gestão mais humanizada e demonstramos uma vez mais que estamos comprometidos com a dimensão social da sustentabilidade e os ODS da Agenda 2030 das Nações Unidas e que todos podem conhecer através do nosso Plano de Igualdade de Género, Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal e Proteção na Parentalidade.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho