Ettore Scola e a ferrovia portuguesa
Escreve quem sabe
2022-04-11 às 06h00
Já alguma vez se encontrou na frustrante situação de visitar uma loja, ficar entusiasmado com determinado produto, mas infelizmente o pretendido tamanho não existe? Estou certo que sim. Por esse motivo, decidi escrever este breve texto para descrever não só a arte de bem alocar mercadoria, como também enfatizar a importância da otimização das curvas de tamanhos no retalho de vestuário.
Ser eficiente é um dos critérios mais importantes de avaliação de desempenho de qualquer gestão da cadeia de abastecimento. Mas o conceito de “eficiência” no retalho tem tanto de controverso como de abstrato, porque cada um de nós interpreta-o de distinta forma. O que é, afinal de contas, ser eficiente? Ser eficiente é, na minha opinião, ser competente em múltiplos domínios. Em particular no inicial planeamento, na compra, no merchandising e na distribuição, de forma a que o cliente também compre e saia satisfeito da loja, no momento em que procurou e encontrou determinado produto. Tão simples quanto isso. Nada pior e mais frustrante do que um cliente encontrar o produto pendurado na cruzeta, mas não o conseguir comprar dada a indisponibilidade do almejado tamanho.
Nas indústrias de vestuário e moda os produtos são caracterizados, cada vez mais, por reduzidos ciclos de vida e pela constante incerteza na procura. Dada a grande competitividade, o foco das organizações, na sua maioria, centra-se na inovação, criatividade e, cada vez mais, na rotatividade, com novas coleções. Infelizmente, muitas destas organizações não prestam semelhante atenção à análise das curvas de tamanho, tarefa que considero essencial para se atingirem alocações otimizadas de mercadoria e consequente satisfação dos clientes.
A definição de curvas de tamanhos permite estabelecer o balanceamento dos diferentes tamanhos a atribuir a cada loja. Mas, como poderá ser definido esse balanceamento? Normalmente, este tipo de mecanismo inclui a prévia análise de variáveis diversas, entre elas as vendas históricas, por tamanho e grupos de loja. No entanto, dada a dinâmica natureza do retalho de moda e a sazonalidade, olhar para dados passados nem sempre se traduz numa viável iniciativa para as futuras estações. Sendo praticamente impossível perceber o que se poderia ter vendido caso os tamanhos alocados tivessem sido outros, poder-se-á, no entanto, tentar fazer algum tipo de previsão baseada em anteriores padrões e, assim, reajustar os valores das curvas previamente aplicados.
O autor James Clark, em “Fashion Retailing”, corrobora a importância das curvas de tamanho e defende que, se forem eficazmente definidas e otimizadas, podem ser uma fonte valiosa para impulsionar vendas cruzadas. Isto permite que distintos produtos sejam misturados e/ou até combinados pelos clientes de acordo com as suas próprias preferências individuais de tamanho.
Otimizar o processo de alocação é uma desafiante arte, mas com bastante ciência. Envolve a análise de importantes variáveis qualitativas e quantitativas para a correta definição das proporções a distribuir. Este processo, quando bem executado, permite não só reduzir os riscos de sobras, de ruturas e de clientes insatisfeitos, como também catapultar o nível de eficiência. Daí que considere ser um processo chave de qualquer organização retalhista na área do vestuário e moda.
*com JMS
10 Outubro 2024
08 Outubro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário