Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

762.º Aniversário do Foral de Viana: Afirma importância do Serviço Público Municipal

1.758.035 votos de confiança

Banner publicidade
762.º Aniversário do Foral de Viana:  Afirma importância do Serviço Público Municipal

Ideias

2020-06-29 às 06h00

José Maria Costa José Maria Costa

Apesar dos constrangimentos que a pandemia nos colocou e que são do conhecimento de todos, quisemos assinalar presencialmente o nosso reconhecimento público e homenagem aos nossos funcionários municipais. Por isso, a cerimónia desenrolou-se numa janela de tempo restrita e com a presença limitada dos nossos convidados da proteção civil, Presidente da Assembleia Municipal, dirigentes municipais e, naturalmente, os nossos homenageados.
Mas foi também neste quadro excecional de Pandemia que a Administração Pública Local e os seus trabalhadores assumiram um papel fundamental no funcio- namento da nossa cidade. Não podemos deixar de salientar publicamente a dedicação, profissionalismo e espírito de sacrifício de todos. Tal como há 762 anos, hoje os Municípios e a Administração Pública Local continuam a desempenhar um papel relevante de promotores do desenvolvimento das cidades, concelhos e regiões.
No passado dia 18 de Junho, assinalamos os 762 anos que o Rei D. Afonso III atribuiu o Foral criando a Vila e instituindo o município de Viana. Podemos afirmar, em linguagem corrente, que o foral está na base da organização municipal. Identifica quem participa na vida municipal, quem são as autoridades e respetiva hierarquia, e orienta a base da organização municipal.
Por estas razões, o executivo municipal, na sua reunião ordinária de 4 de junho de 2020, deliberou por unanimidade, aprovar a proposta “Homenagem a Funcionários Municipais e dos Serviços Municipalizados com 40 anos de Serviço Público”.
Ao celebrarmos esta data estamos a celebrar a Urbe Vianense, a sua evolução histórica desde a Viana Medieval à atualidade. Transportamos no nosso ADN a bravura dos Vianenses que defenderam Viana da Pirataria e dos Corsários, o espírito aventureiro dos Vianenses de Setecentos que partiram para o Brasil, o espírito empreendedor na construção de muralhas, pontes, escolas, igrejas, jardins, da instalação de fontes, aquedutos, abastecimento de água a casas particulares.
Somos ainda herdeiros da arte de trabalhar a pedra, de adornar artisticamente altares e murais, de poetas e artistas, de pedagogos, profissionais de atividades distintas e de preservar a nossa cultura com o traje e ouro.
Este é também um tempo em que recordamos todos os que connosco construíram cidade, arquitetos, urbanistas, engenheiros, artistas, operários e também governantes que ajudaram os vianenses a concretizar sonhos e projetos de desenvolvimento. Saudamos também aqui todas as Instituições que ao longo de séculos foram construindo comunidade, quer organizando atividades comerciais e empresariais, respostas sociais, proteção civil, atividades desportivas e culturais.
Neste tempo de Pandemia em que todos fomos convocados a ser mais solidários, em que os funcionários públicos deram uma resposta presente na primeira linha, na saúde, na manutenção da ordem, na garantia das funções básicas, da manutenção das funções socias e do funcionamento da “cidade”, é com elevada honra que o executivo municipal atribuiu as medalhas aos funcionários municipais, da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados, com quarenta anos de serviço público.
Mas quisemos também expressar o nosso agradecimento e homenagem aos funcionários, técnicos e dirigentes municipais que se disponibilizaram a colaborar noutras entidades públicas ou de serviço público às nossas populações. Refiro-me à RESULIMA, às Águas do Norte, às Águas do Alto Minho, à Sociedade Viana Polis, à Sociedade Polis Litoral Norte, á CIM do Alto Minho.
A todos eles, expressamos a nossa gratidão e reconhecimento público. Este reconhecimento é extensivo também aos colaboradores da Viana Festas, à Comissão de Festas da Senhora da Agonia, que ano após ano tudo fazem para engrandecer o nome de Viana do Castelo.
Mas a 18 de junho agradecemos, em nome dos vianenses, aos 52 voluntários municipais dirigentes, técnicos e funcionários que responderam ao repto lançado e apoiaram de diversas formas durante a Pandemia. Mas também a Comunicação Social, cuja papel difusor foi fundamental no período mais crítico.
Mas ao celebramos o dia do foral Afonsino e a base da organização municipal, não posso deixar também uma palavra de apreço e de reconhecimento do executivo municipal aos Senhores Presidentes e colaboradores das Uniões e Juntas de Freguesia do concelho de Viana do Castelo.
Este ano celebraram-se também os 90 anos dos Serviços Sociais Municipais, que através das direções e colaboradores têm trabalho desenvolvido ao longo destes 90 anos em prol dos funcionários da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados. Comemoramos também, este ano, os 90 anos dos Serviços Municipalizados que através dos tempos têm sido o garante dos serviços básicos de apoio às populações, limpeza e higiene urbana, recolha de resíduos sólidos, iluminação pública, abastecimento de água e redes de águas residuais. Parabéns ao Conselho de Adminis- tração, dirigentes e funcionários pelo trabalho diário realizado em prol da nossa população.
Desde 1870 que temos também o privilégio de ter a disponibilidade e generosidade de homens e mulheres que se dedicam à causa da proteção e socorro às populações, muitas vezes em batalhas e combates desiguais.
Tal como há 762 anos, hoje os Municípios e a Administração Pública Local continuam a desempenhar um papel relevante de promotores do desenvolvimento.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Março 2024

O fim do bi-ideologismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho