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6 meses... uma breve pausa, para reflexão

Comunicação em Crises e Emergências

6 meses... uma breve pausa, para reflexão

Voz às Escolas

2020-11-18 às 06h00

Paulo Antunes Paulo Antunes

Analisando o trabalho desenvolvido no âmbito do Contrato-Programa TEIP3, é meu entendimento que o AE Maximinos consolida a sua identidade, adaptando-se, dentro das dificuldades e constrangimentos burocráticos e legais, às mudanças estruturais requeridas.
Sempre presentes, os objetivos do Plano Plurianual de Melhoria, inseridos no Projeto Educativo, estão centrados na melhoria da qualidade da aprendizagem traduzida no sucesso educativo dos discentes; no combate ao abandono escolar e às saídas precoces do sistema educativo; na criação de condições que favoreçam a orientação educativa e na transição qualificada obtida na escola para a vida ativa e a progressiva articulação da ação da escola com a dos parceiros do nosso território educativo.

Não obstante a pandemia, para 2020/21, fomentou-se de forma transparente e democrática, a criação de condições para que os resultados académicos dos alunos se aproximem e se equiparem às médias dos exames nacionais, transmitindo uma imagem do agrupamento como espaço de aprendizagem e de segurança, onde há investimento efetivo na criação de condições para o cumprimento da escolaridade de doze anos.
O AE Maximinos procura a “Excelência” (como referencial dos projetos e das práticas) com o principal objetivo de melhorar a qualidade do seu serviço público.
Será, pois, de continuar a validar e a acreditar na ação conjunta de todos, no trabalho cooperativo e colaborativo, tendo sempre como horizonte o sucesso dos alunos e a felicidade organizacional. Afinal, em busca de uma perfeição permanentemente imperfeita...

A Comunidade Escolar pode contar com a equipa diretiva, pessoal docente e não docente do AE Maximinos, que trabalha todos os dias com dedicação e profissionalismo.
Nesta minha missão, tenho disponibilizado à causa pública uma visão alargada e concreta enquanto gestor, professor e cidadão, com as seguintes características:

• Forte capacidade de ouvir, analisar e decidir;
• Capacidade de diálogo, de negociação e de estabelecimento de consensos e acordos;
• Visão integrada da educação, da formação e do desenvolvimento curricular;
• Compreensão da interdependência entre as várias dimensões da escola: aspetos organizacionais, as diferentes áreas e componentes curriculares, a diversidade de alunos, as relações interpessoais e sociais, as características e condições da comunidade;
• Consciência social para a procura de convergência entre as políticas educativas e as políticas sociais;
• Competências para desenho, elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos;
• Capacidade para trabalhar em equipa;
• Competências de empreendedoris- mo/iniciativa;
• Espírito de sacrifício, de cooperação, de persistência e de resiliência;
• Sentido de responsabilidade e lealdade pessoal e institucional;
• Capacidade para enfrentar desafios, para identificar e resolver diversos tipos de problemas;
• Competências de gestão financeira nas organizações educativas;
• Procura de consensos sempre numa perspetiva de melhorar o Ensino Público no território educativo;
• Defesa do Ensino Público de forma crítica, ponderada e experiencial;
• Conhecimento da realidade escolar, profissional e social da área de influência;
• Valorização da organização da escola em torno de quatro vocações centrais: educar os jovens e as crianças; apoio às famílias nas suas necessidades; valorização da articulação com as dinâmicas comunitárias e de formação ao longo da vida; apoio ao processo de educação e formação de adultos.

Uma ação em prol da dignificação e valorização da missão da Escola Pública e de todos o que trabalham no AE Maximinos.

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