Correio do Minho

Braga, sexta-feira

48 horas de Voluntariado

Trade-offs

Escreve quem sabe

2013-02-01 às 06h00

Carlos Alberto Pereira

Ao iniciar-se o mês do nascimento do fundador do escutismo, o Corpo Nacional de Escutas prepara, para os dias 23 e 24 de fevereiro, uma atividade de nível nacional para comemorar o dia de B-P: “48 horas de voluntariado”.

Atividade simples mas mobilizadora do todo nacional que, nas diversas comunidades locais, vai dar sentido a dois dos pensamentos mais marcantes de Baden-Powell: «deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos» e «só se é feliz contribuindo para a felicidade dos outros».
Durante estes dois dias os escuteiros são convidados a deixar o seu espaço natural, a olhar à sua volta e a deixar um contributo de melhoria nas pessoas, no património natural e construído e no mundo social que o cerca.

Cada um poderá fazê-lo de forma individual, com o seu bando, patrulha, equipa, tribo ou secção, mas também com amigos e familiares que não são escuteiros. O importante não é tanto quem faz ou como faz, o verdadeiramente importante é o Amor com que se faz. É este sentido de Servir os outros que dá, a cada uma destas ações, uma dimensão que marcará indelevelmente tanto quem as pratica como que as recebe. É ainda um momento marcante na autoeducação de crianças e jovens, claramente enfocado por uma visão humanista e cristã do «ser cidadão».

Assim se preparam estes jovens para ser cada vez mais autónomos nas suas vidas pessoais e mais responsáveis nas suas vivências sócio-ambientais.
Embora as inscrições nas 48 horas de Voluntariado só encerrem no próximo dia 8 de fevereiro, já é possível projetar uma grande dinâmica, pois haverá ações em todos os distritos de Portugal quer no continente quer nos dois arquipélagos.

Vejamos uma pequena amostra de projetos selecionados para melhor ilustrar a vida deste fim de semana de verdadeira dádiva sócio-ambiental:
• Melhorar algumas condições do canil Municipal de (...) e recolher alimentos para os animais;
• Visitar idosos que vivem sozinhos com algum grau de dependência e proporcionar-lhes um momento de convívio assim como medir a glicemia e a tensão arterial.
• Promover um espetáculo e lanche envolvendo todo o Agrupamento nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de (...) para idosos utentes do apoio domiciliário da instituição. A ideia é promover a partilha entre crianças e idosos.
• Confecionar uma refeição quente que será distribuída na noite de sábado na Estação de Santa Apolónia a todos os que dela quiserem usufruir.
• Concluir o projeto global de recuperação do património edificado e natural do Apúlia Centro Escutista que neste momento precisa de diversos trabalhos (pinturas, tratamento de mobiliário, jardinagem, eletricidade, etc.).
• Pintar o muro da antiga sede do agrupamento e antiga junta de freguesia e restaurar os desenhos existentes.
• Limpar o novo troço da pista pedonal junto ao rio Cávado, permitindo a circulação pedonal e ciclável da população.
• Ajudar na concepção e distribuição dos cabazes alimentícios pelas pessoas inscritas no Banco Alimentar da freguesia de Moscavide.
• Construir e dinamizar uma Banca de recolha de roupa e alimentos durante um dia e no final do mesmo realizar um Jantar Solidário, com animação escutista.
• Realizar de um concerto solidário, cuja entrada será “paga” com um bem alimentar ou material (roupa / brinquedos), para posterior distribuição a famílias carenciadas.
• Limpar uma fonte da nossa freguesia, da sua zona envolvente e também a reparação do que estiver estragado, pois com o vendaval que houve, várias coisas se danificaram.
Caro leitor, também você pode distribuir felicidade!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.