Correio do Minho

Braga, sábado

- +

47% dos alunos vão de carro para a escola...

Aprovado o regime jurídico do Autoconsumo de Energia Renovável

47% dos alunos vão de carro para a escola...

Ideias

2019-09-18 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

47% dos alunos portugueses vão de carro com a família para a escola e 34% vão a pé para a instituição de ensino. Esta a conclusão do Observador Cetelem Regresso às Aulas, ontem revelado e num ano em que a Semana Europeia da Mobilidade tem como tema ‘Caminhar e Pedalar em Segurança’. Neste estudo, quando questionados sobre várias formas de transporte utilizadas para estas deslocações, 47% dos encarregados dizem que os estudantes a seu cargo vão de carro com a família, e 34% deslocam-se a pé. De seguida, os transportes públicos parecem ser uma escolha para 27% dos inquiridos, logo a seguir de transportes contratados (5%) e scooters/motas (1%).

Cada encarregado inquirido pode seleccionar mais do que uma resposta de entre as apresentadas. Os dados permitem observar que há mais estudantes que se deslocam de carro com a família entre os que estão no ensino pré-escolar e no 1.º Ciclo (68% e 62%, respectivamente). No 2.º Ciclo, a deslocação a pé assume maior relevância (44%), seguidos dos que vão de carro com a família (42%). No 3.º ciclo, há uma maior repartição entre estudantes que vão de carro (38%), de transportes públicos (36%) e a pé (34%), enquanto no ensino secundário os transportes públicos são os mais utilizados para a deslocação (45%), seguidos das caminhadas (38%). Para os alunos do ensino público, a deslocação de carro com a família é relevante (43%), mas representa praticamente metade dos que frequentam o ensino privado (84%). O automóvel vence na Grande Lisboa e no Grande Porto. No Norte há um maior equilíbrio entre opções, com 38% de preferências pelo carro, 35% transportes públicos e 34% pela ida a pé.
Porque será?

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.