Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

43 anos depois... JovemCoop

O dente do javali

Banner publicidade
43 anos depois... JovemCoop

Escreve quem sabe

2022-06-28 às 06h00

Margarida Pereira Margarida Pereira

Caro leitor, já são muitas as crónicas que partilhamos consigo neste espaço, onde vamos refletindo sobre temas da atualidade que vão merecendo a nossa atenção. Quem lê as nossas crónicas percebe que desde sempre nos preocupamos com questões que envolvam a salvaguarda e proteção dos principais monumentos e edifícios históricos da cidade, tal como a valorização de espaços verdes. A solidariedade é outro tema que vai cruzando as nossas crónicas, a par da importância do voluntariado, mas afinal quem é a JovemCoop que, ao longo de quase dez anos, tanto tem partilhado consigo?

A criação da JovemCoop surge da participação num acampamento internacional, em Malvern, - Worcestershire. Cerca de uma dúzia de jovens, ligados à Cooperativa Novos Pioneiros, fazem as malas e partem para uma aventura na Inglaterra. Quando regressam a Portugal, alguns dos participantes na atividade, percebem que é o momento de criar uma associação que leve jovens de Braga para o Mundo, mas que também consiga receber jovens de todo o Mundo em Braga. Desta forma, a 16 de Agosto de 1979, nasce a Associação Jovem Cooperante Natureza/Cultura, carinhosamente chamada de JovemCoop.
Surgimos como uma das associações pioneiras em intercâmbios e esse foi o nosso propósito nos anos seguintes. Contudo, com o passar dos anos, fomos moldando a associação ao que faria mais sentido para os seus dirigentes. Passamos a realizar acampamentos em Portugal, mostrando aos jovens novas localidades, mas também ensinando, desde cedo, como é viver em contacto com a natureza. Mais tarde, sem nunca esquecer a vertente internacional e da natureza, abraçámos a valorização e preservação do património como uma causa que seria nossa também. Percebemos que mais do que mostrar aos jovens bracarenses o mundo lá fora, era fundamental mostrar como Braga é uma cidade imponente, repleta de história, uma cidade augusta!

Em 2011, as Sete Fontes são classificadas como Monumento Nacional, mas foi muito antes disso que o nome da JovemCoop começou a fazer-se ouvir na cidade como grande defensora do património bracarense. Juntamente com outras organizações, lutámos para que o agora Monumento Nacional não fosse destruído, e desaparecesse com as obras do novo hospital.
Realizámos centenas de visitas guiadas ao local, pois acreditávamos que só quem conhecesse as Sete Fontes iria valorizar o espaço. Hoje, dezassete anos depois da primeira visita guiada ao público, continuamos a ousar sonhar com o Parque Verde da cidade que teima em não sair do papel! Hoje, dezassete anos depois, continuamos a realizar visitas ao Complexo Eco-Monumental das Sete Fontes e a dar a conhecer um espaço único da nossa cidade, onde temos o privilégio de ver nascer água.

Em 2012, com a Capital Europeia da Juventude, somos desafiados a realizar inúmeras atividades. Destacamos os percursos temáticos pela cidade, já na época realizados em parceria com o nosso amigo Rui Ferreira. Percursos esses que nem a COVID19 conseguiu dissipar, pois, mesmo em tempos de pandemia, conseguimos realizar os percursos em formato digital, levando património e cultura a todos os nossos amigos e associados. Também o Curso da História da Cidade de Braga foi uma das nossas grandes atividades realizadas no âmbito da CEJ.
Em 2005, demos início a um dos nossos maiores projetos “O Nosso Património”. Uma forma de preencher algum tempo das férias de verão dos mais novos, que nos permite, de um modo não formal, trabalhar consciências e despertar o interesse pela preservação e valorização do património. Hoje, prestes a iniciar a décima oitava edição, temos uma atividade adaptada aos tempos modernos, mas que mantém o propósito de dar a conhecer o que temos de mais bonito na nossa cidade, e também aprender a viver em contacto com a natureza! A edição deste ano tem as inscrições abertas no nosso facebook, em info@jovemcoop.com ou na Junta de Freguesia de São Victor.
Quanto a nós, são quase 43 anos de atividades, muitos dos quais em prol da cidade de Braga, o que não nos poderia deixar mais orgulhosos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho