Correio do Minho

Braga,

- +

38 anos de Amanhecer

Juntos conseguimos vencer. Tudo.

38 anos de Amanhecer

Voz às Escolas

2021-01-18 às 06h00

Jorge Saleiro Jorge Saleiro

Foi publicada a 38ª edição da revista Amanhecer, relativa ao ano 2020. Este é um número especial da Amanhecer. Não porque se trate da sua edição de prata ou de ouro, nem porque seja uma edição extraordinária, nem o número 38 tem uma simbologia ou significado de destaque. Esta é uma edição especial porque, sendo publicada nas circunstâncias atuais, revela o que de melhor a Escola tem.
Na verdade, foi sempre assim. Esta edição, como as anteriores, e certamente as futuras, materializa a criatividade, a sensibilidade, a pesquisa, a investigação e o trabalho realizado por todos os seus colaboradores. É, como sempre, a voz da comunidade educativa considerada em sentido lato. Difere das anteriores, no entanto, por demonstrar o empenho, a abnegação e a capacidade de superação em situações de crise.
Trata-se de uma edição especial pois foi publicada em circunstâncias muito adversas, em plena pandemia, com inúmeras restrições e limitações ao trabalho necessário. Foi publicada numa fase em que proliferaram as solicitações profissionais aos seus responsáveis, bem como a todo o Agrupamento. Ainda assim, a equipa da Amanhecer, clarividente, percebeu a importância deste número e o valor simbólico da sua publicação em tempo útil, sendo, por isso, merecedores do justo reconhecimento e agradecimento.
Este é, assim, um número de afirmação da Amanhecer. Esta é uma edição que valoriza, ainda mais, a nossa Escola. Esta é uma publicação que sublinha e reforça a valorização da escola pública, capitalizada neste período tão difícil e exigente.
Desde a última edição da Amanhecer, o Agrupamento de Escolas de Barcelos viveu, enquanto organização escolar, várias provações, às quais foi dando resposta cabal. Ergueu e aplicou um sistema de Ensino a Distância. Reorganizou-se num modelo de ensino misto, para dar resposta aos exames nacionais. Organizou e implementou o regresso ao ensino presencial em segurança, apesar de todas as dificuldades inerentes. Fez um significativo avanço na definição de domínios, processos de recolha de informação, critérios de avaliação e áreas de competências dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Colaborou no processo de transferência de competências para a autarquia, que está já em pleno vigor. Realizou a candidatura e conquistou, para um período de 3 anos, o selo de qualidade EQAVET, no âmbito dos Cursos Profissionais.
Apesar de se tratar, reconhecidamente, de um ano difícil, é caso para dizer que o Agrupamento de Escolas de Barcelos esteve à altura dos desafios. Por isso, esta edição da Amanhecer, resulta, também, num testemunho do trabalho desenvolvido por todos os profissionais do Agrupamento de Escolas de Barcelos e do contributo de toda a comunidade escolar alargada para os sucessos obtidos, enfretando dificuldades nunca antes vivenciadas, com uma palavra de apreço aos alunos, pela resposta cívica dada aos desafios impostos pelo ensino a distância, pela alteração na organização da Escola neste ano letivo e pelos constrangimentos sentidos na vida escolar em resultado da pandemia.
A publicação da Amanhecer encerra com chave de ouro um ano sombrio e ameaçador. O tema "Educação na era digital", pertinente no presente enquadramento global, serve de pano de fundo para diversos artigos, testemunhos, tributos afetivos, trabalhos gráficos, de representantes de todos os atores educativos, da comunidade escolar no seu sentido mais abrangente. Este é, sem dúvida um número de todos e para todos.
A prova de vida, de ânimo e de atualidade dada por este mais antigo projeto do Agrupamento de Escolas de Barcelos, é um sinal do seu vigor, da sua importância e de que poderemos, sempre, contar com a Amanhecer para nos contar a nossa Escola, em cada ano que passa.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

21 Junho 2021

Ler, ler, ler...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho