Correio do Minho

Braga, sábado

- +

35 anos a cooperar…

Norte sobe no Ranking Regional de Inovação

Escreve quem sabe

2015-04-28 às 06h00

Margarida Pereira Margarida Pereira

Caro leitor,
Sabia que a JovemCoop, ao contrário do que o nome indica, é uma das mais antigas associações juvenis da cidade?
A JovemCoop nasceu em 1979 aquando da participação de dez jovens bracarenses, ligados à Cooperativa Novos Pioneiros, num intercâmbio internacional em Malvern - Worcestershire. É a esses dez jovens audazes que devemos a fundação da associação juvenil Jovem CoopNatureza/Cultura.

Um ano após o seu nascimento, foi realizado o primeiro intercâmbio internacional JovemCoop. Esse foi apenas o início de uma longa caminhada em direção ao mundo, que a associação se orgulha de ter trilhado.
No entanto, com o passar dos anos a JovemCoop foi evoluindo nos seus objetivos e na sua própria definição, abrangendo um número de jovens cada vez maior. As atividades deixaram de se cingir aos intercâmbios internacionais, e começaram a incluir temas como a cultura, a natureza e o desporto.

No ano em que vivemos o nosso 35.º aniversário, definimo-nos como uma associação juvenil aberta a toda a comunidade, que pretende despertar consciências para a proteção do nosso bem mais precioso, a nossa história, o nosso património.

Hoje orgulhamo-nos de criar não só nos adolescentes um outro olhar sob o mundo, sobre os monumentos, sobre a natureza e as pessoas que os rodeiam, bem como criar consciências para a existência harmoniosa de todos estes patrimónios. Desde atividades no âmbito da natureza e do desporto realizadas para os mais jovens, até às caminhadas culturais onde temos uma participação mais graúda, hoje a JovemCoop tem as portas abertas para todos aqueles que veem nos nossos princípios os seus ideais.

Sendo a JovemCoop uma associação aberta a toda a comunidade, entendemos que a melhor forma de comemorar os nossos 35 anos é homenagear a vida de todos os membros e amigos, bem como o próprio associativismo. Deste modo, resolvemos criar um fórum associativo, no dia 2 de maio, no Museu D. Diogo de Sousa pelas 15h.

Iniciaremos a nossa comemoração com um momento de partilha de experiências entre associações das mais diversas áreas, desde as de solidariedade, as que promovem a cultura, as que se dedicam ao desporto e às causas sociais, em suma, muitas são as associações que se juntam a nós para fazer do aniversário da JovemCoop, um marco no associativismo bracarense. Depois de um momento de apresentação de todas as associações, chega o momento de partilha com o debate “Associativismo como forma estruturante do ser”.

Neste debate estarão entidades ligadas ao mundo do associativismo como Ricardo Silva presidente da Junta de Freguesia de S. Victor e último Coordenador Geral da JovemCoop, Manuel Barros delegado regional do IPDJ, Eva Sousa a representar o pelouro do associativismo da CMB, Pedro Soares, presidente da Agência Nacional de Juventude e Firmino Marques, Vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, e um grande amigo do associativismo bracarense.

O encontro concluir-se-á com a inauguração da exposição alusiva aos 35 anos da JovemCoop, que dará a conhecer todo o trabalho realizado pela associação ao longo dos últimos anos.
Queremos convida-lo a si e poder contar com a sua presença pois “as coisas não têm sentido, se não dermos sentido às coisas”, e este aniversário só tem sentido se todos os nossos amigos estiverem por perto para lhe dar maior significado. As causas do associativismo merecem ser vividas por todos.
Até Sábado, dia 2 de maio no MDDS.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

28 Novembro 2020

Ilusão verde

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho