Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

26 de maio de 2021 – Vamos Limpar a Europa 2021

Os amigos de Mariana (1ª parte)

26 de maio de 2021 – Vamos Limpar a Europa 2021

Ideias

2021-05-26 às 06h00

Pedro Machado Pedro Machado

De 9 de maio a 28 de novembro, realiza-se a campanha europeia Let's Clean Up Europe (LCUE) – Vamos Limpar a Europa, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a quantidade de lixo abandonado. Esta campanha é promovida pela EWWR (European Week for Waste Reduction), entidade organizadora da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, da qual a Braval é coordenadora na nossa área de abrangência.
Todos os anos, lamentavelmente, milhões de toneladas de resíduos são lançados nos oceanos, praias, florestas e noutros lugares da natureza. As principais causas apontadas são os padrões insustentáveis de produção e consumo das nossas sociedades, e a falta de consciencialização da população. A Campanha “Vamos Limpar a Europa” surgiu de forma a reduzir a quantidade de lixo abandonado na natureza e a dar visibilidade a esta questão.
Ao participar, os cidadãos poderão ter consciência da quantidade de resíduos que estão a ser abandonados na sua área envolvente. Esta ação proporciona uma oportunidade única de aumentar a consciencialização sobre o problema do lixo e ajudar a mudar os seus comportamentos.
A edição 2021 traz algumas novidades importantes, como a alargamento do período de realização, de modo dar a todos a oportunidade de organizar eventos de limpeza, compatíveis com as condições meteorológicas e com as restrições sanitárias decorrentes da situação pandêmica, em cada país. Outra novidade é a possibilidade de organizar ações de plogging, uma prática desportiva que combina corrida e recolha de lixo.
A campanha é um apelo à ação, unindo ações de limpeza em toda a Europa, registadas numa plataforma comum, e que dará acesso a várias ferramentas operacionais e de comunicação, que podem ajudar na organização deste tipo de eventos.
As diretrizes incluem indicações sobre os meios necessários e sobre as regras que devem ser seguidas. Os participantes terão que encontrar, recolher e diferenciar lixo, todos aqueles pequenos objetos que são abandonados pelos humanos. O objetivo é limpar o território, mas também tomar consciência da quantidade de lixo que podemos encontrar em todos os lugares e sobre como uma ação coletiva e coordenada pode fazer a diferença.

Para mais informações, consultar www.ewwr.eu ou www.envi.info. A entidade organizadora é a AICA (Associazione Internazionale per la Comunicazione Ambientale), que poderá ser contactada pelo serr@envi.info.
Organize ou participe numa ação de limpeza.
Ajude-nos, ajudando-se!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

30 Junho 2022

Não há desculpas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho