Correio do Minho

Braga, quarta-feira

25 Abril: homenagem à Imprensa

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2017-04-27 às 06h00

Paulo Monteiro

O presidente da República aproveitou o dia 25 de Abril para fazer uma profunda e sincera homenagem à imprensa portuguesa. Marcelo Rebelo de Sousa escolheu o Dia da Liberdade para receber, no Palácio de Belém, os jornais centenários onde se inclui o ‘Maria da Fonte’, jornal do grupo Arcada Nova. Foram 31 os jornais presentes e que são editados há mais de 100 anos de forma continuada. Na cerimónia, realizada na Sala dos Embaixadores, o presidente de todos os portugueses condecorou a Associação Portuguesa de Imprensa como Membro Honorário da Ordem do Mérito, tendo recebido as insígnias o presidente da Direcção da API, João Palmeiro.

A homenagem à imprensa regional foi sentida pelo presidente que se mostrou muito preocupado com o seu futuro. Sabe que os jornais não têm tanta publicidade como tinham e que, na era digital, as grandes multinacionais acabam por ficar com quase tudo.

Tive o privilégio de, em nome do grupo Arcada Nova, ser recebido por Marcelo Rebelo de Sousa. Falou com emoção do ‘Maria da Fonte’ - que conhece muito bem - e ainda do ‘Correio do Minho’, jornal do mesmo grupo Arcada Nova: “conheço muito bem também o Correio do Minho... e sei que já foi editado, pela primeira vez, há mais de 100 anos”. Fez referência ao conteúdo do livro, ‘Correio do Minho - 85 anos de História’, escrito por Joaquim da Silva Gomes, onde existe a cópia do número um desse jornal datado de 3 de Janeiro de 1902 e que pertencia, na altura, ao Partido Progressista. Álvaro Pipa repescou mais tarde (1926) o título do jornal e desde então foi sempre editado.

Marcelo Rebelo de Sousa leu a nossa história, a história dos nossos jornais, e o livro foi oferecido à biblioteca de Celorico de Basto que tem o seu nome.
Obrigado Presidente!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.