Correio do Minho

Braga, sábado

2018: afinal a electricidade aumenta ou diminui?

Investir em obrigações: o que devo saber?

Ideias

2017-12-29 às 06h00

Paulo Monteiro

O novo ano está à porta o que significa que com ele sobem os preços de bens de primeira necessidade.
A maior dúvida está na electricidade... Foi anunciado, muito recentemente, que as tarifas reguladas no próximo ano iriam ter uma descida de 0,2%. Mas, nos últimos dias, a EDP Comercial anda a avisar os seus clientes que se prepara para aumentar os peços da electricidade.
Afinal em que ficamos?

O certo é que o Governo pediu já à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos informação e análise sobre a existência de empresas em mercado livre a aumentar o preço da electricidade. O certo, também, é que na carta que a EDP Comercial enviou aos clientes lê-se logo no primeiro parágrafo: “Os preços da electricidade vão ser actualizados. Com a publicação das novas Tarifas de Acesso às Redes pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e a actualização dos custos de energia, os preços da electricidade serão actualizados. Pode consultar os novos preços e a data em que serão aplicados no fim desta carta” e onde são colocados os novos valores... Na prática, uma factura média mensal de 43,1 euros vai sofrer um aumento de 1 euro, passando para 44,1... um aumento percentual de 2,35%.

Afinal há aumento ou não há aumento?
E com esta mostra de números chegamos à conclusão de que o aumento até é superior à inflação, que se estima ser de 1,4% para 2017.
Mas há mais aumentos previstos para 2018, desses podemos falar um dia destes.
Quero é aproveitar para lhe desejar festas felizes e que o ano de 2018 seja muito melhor do que 2017, cheio de saúde e sucesso...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.