Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

O Mistério de Olga Tchekova

Falar bem, Escrever melhor

Literatura

23 Março 2010

Uma dramática saga familiar e uma primorosa lição de história por Antony Beevor

Em O Mistério de Olga Tchekova, Antony Beevor, historiador e autor de uma vasta obra (Dia D, Estalinegrado, A Guerra Civil de Espanha e Paris Após a Libertação, entre outros, todos editados pela Bertrand), faz uso de um conjunto de entrevistas, artigos, livros e pesquisas para reconstruir a surpreendente história de uma família - a de Olga Tchekova - durante um dos períodos mais atribulados da história do século XX.

Na verdade, mais do que relatar o surpreendente percurso de Olga Tchekova, Antony Beevor revela segredos e crueldades do nazismo e do estalinismo (a própria actriz parece ter “um pé em cada lado”), acompanha toda a revolução, a ascensão de Hitler e os horrores resultantes da invasão nazi da União Soviética.

Meio biografia, meio ensaio histórico, o autor começa por questionar a qualidade de vida da actriz preferida de Hilter durante este período já que teria sido difícil para Olga Tchekova viver tão bem numa situação de guerra, em especial quando a sua etnia saíra provisoriamente vencida, sem oferecer uma moeda de troca ao país dominador. Terá sido a actriz preferida de Hitler uma espia russa? O raciocínio de Beevor parece dispensar provas.

Acreditando sempre na alta probabilidade de que assim tenha sido, a história da actriz como ele a descreve contém muitos ingredientes fascinantes que acabam por surpreender bem mais pelo alcance do seu papel ao lado do ditador do que pelo mundo glamouroso em que se movimentava.

Baseado em documentos verídicos, O Mistério de Olga Tchekova é, como definiu o jornal Evening Standart, “uma fascinante história de espionagem, puro entretenimento e uma investigação admirável”.


Sobre o autor

Antony James Beevor nasceu a 14 de dezembro de 1946 e é um escritor e historiador britânico, com formação na conceituada Real Academia Militar de Sandhurst, onde foi discípulo do mais respeitado historiador britânico sobre a Segunda Guerra Mundial, John Keegan.

Descendente de uma família de mulheres escritoras, Beevor escreveu na última década Paris Após a Libertação, 1944-1949 (escrito com a mulher, Artemis Cooper), Estalinegrado (vencedor do Samuel Johnson Prize, do Wolfson Prize na área de História e do Hawthorden Prize na área de Literatura); A Queda do Muro de Berlim - 1945, vencedor do primeiro Longman - History Today Trustee’s Award e, mais recentemente, A Guerra Civil de Espanha, todos considerados dos melhores e mais detalhados trabalhos sobre algumas das cruciais batalhas do conflito mundial.


Críticas da Imprensa

«De leitura compulsiva … tal como Estalinegrado e Berlim.»
The Guardian


«A sua invulgar capacidade para tornar grandes acontecimentos históricos acessíveis ao grande público faz lembrar a era dourada da narrativa britânica, ao jeito de gigantes da literatura como Gibbon, Macaulay and Carlyle.»
The Independent


«Um relato importante e convincente, apresentado num registo magistral dividido entre a narrativa e o trabalho académico.»
Moscow Times


«Fazendo uso do rigor que lhe é característico, Beevor apoia-se em inúmeras entrevistas com os protagonistas e respectivas famílias, incluindo um amante de Olga Tchekova e ex-operacionais soviéticos, conseguindo desta forma enriquecer a narrativa e dotá-la da atmosfera dramática que, de resto, paira sobre o período da história em causa.»
El Mundo


«Uma história verdadeira, dramática, evocativa e que valeu a pena desenterrar.»
The Observer


O Mistério de Olga Tchekova
Antony Beevor
Bertrand Editora

O Mistério de Olga Tchekova

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho