Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Cartazes da Feira do Livro e galos de Barcelos: Exposições para ver até 30 Julho

Sobre o Amor

Arte & Exposições

20 Julho 2012

Está patente até 30 de julho, na Biblioteca Municipal de Barcelos, uma exposição dos cartazes da Feira do Livro, desde a primeira edição, em 1981, até à atualidade.

A exposição insere-se na 30.ª edição da Feira do Livro, que decorreu entre 6 e 15 de julho, em Barcelos. Pode ser vista de segunda a sexta-feira entre as 9h30 e as 18h00 e aos sábados entre as 10h00 e as 12h30.

A Sala Gótica dos Paços do Concelho e o Posto de Turismo de Barcelos acolhem até 31 de agosto uma exposição intitulada “O mundo fantástico do galo de Barcelos”, com cerca de 70 trabalhos de três dezenas de artesãos barcelenses.

A lenda do galo de Barcelos permitiu uma evolução notável da imagem do galo como figura identitária da cidade, do concelho e, até, do país. Um símbolo que a arte popular, designadamente o figurado, estilizou e difundiu, de tal forma que, nos dias de hoje, o nome de Barcelos surge imediatamente ligado ao galo. Mas não só. A imagem do galo surge também como identidade de Portugal, símbolo de um certo país tradicional e rural que só muito recentemente começa a diluir-se. Talvez por isso, o galo seja uma das figuras mais trabalhadas por novas gerações de artesãos, que emprestam à imagem um contorno urbano cada vez mais crescente.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.