Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Vila verde: Artesão barcelense venceu concurso da ADERE-MINHO
Concurso de dança Sonhos nos Pés revela jovens talentos bracarenses

Vila verde: Artesão barcelense venceu concurso da ADERE-MINHO

Marcelo contra populismo e a favor da renovação política

Cávado

2013-12-14 às 06h00

Redacção

Edição deste ano teve como tema o Ano Europeu dos Cidadãos e contou com a participação de 11 artesãos.

A peça de barro ‘Um Galo para a Europa’ feita pelo artesão de Barcelos Nélson Oliveira, foi a vencedora da edição deste ano do concurso ‘Inovarte’, promovido pela ADERE-MInho (Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho). A peça que une vários povos à volta do galo de Barcelos, revelou Teresa Costa, presidente da ADERE-MINHO, “representa o Estado da Europa”.
O segundo lugar foi atribuído ao lenço de namorados feito em ponto cruz por Helena Silva, da Maia. O lenço contém referências aos lemas do Ano Europeu do Cidadão.

A estatueta feita em ferro forjado e madeira por Júlio Ferreira, de Barcelos, denominada ‘Esta é a Europa dos Cidadãos’, mereceu o terceiro lugar da classificação. A estatueta simboliza o homem rico que já tem o balde cheio de peixe e o homem pobre que continua a pescar.
Os três primeiros classificados têm direito a prémios nos valores de 300 euros (1º. classificado), 150 euros (2º. classificado) e 100 euros (3º. classificado).

Foram ainda atribuidas duas menções honrosas ás peças ‘Emigrantes da União Europeia’, de Manuel Machado (o Pinha), de Braga e ‘Direito de Cidadania’, de José Vilaça, de Setúbal.
Os prémios devem ser entregues até ao final do ano, ou nos primeiros dias do mês de Janeiro.
O concurso contou apenas com a participação de 11 artesãos.

“Não é fácil reproduzir em artesanato o tema do Ano Europeu do Cidadão. Houve mais peças que foram apresentadas, mas que não se enquadravam no tema e, por isso, não foram integradas no concurso” disse Teresa Costa, presidente da ADERE-MINHO, que garantiu, ainda, que as peças vão ser adquiridas pela associação de modo a integrarem o respectivo espólio.
O concurso Inovarte, que este ano vai na oitava edição, tem como finalidade promover a criatividade e a capacidade de inovação incentivando à utilização de novas técnicas e materiais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.