Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Vila Nova de Famalicão acalmou poesia e árvores na chegada da Primavera
Theatro Circo volta a dar música na Noite Branca

Vila Nova de Famalicão acalmou poesia e árvores na chegada da Primavera

“O grande desafio dos museus é dar voz a todas as expressões culturais”

Vila Nova de Famalicão acalmou poesia e árvores na chegada da Primavera

Vale do Ave

2019-03-22 às 09h00

Redacção Redacção

Foi sob a égide e esplendor da Primavera que Vila Nova de Famalicão assinalou, ontem, o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Poesia. Iniciativa decorreu no Jardim dos Paços do Concelho, epicentro da identidade famalicense.

Foi nos jardins dos Paços do Concelho e sob a égide e esplendor da Primavera que Vila Nova de Famalicão assinalou duas das efemérides do dia de ontem: o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Poesia. A sessão ficou marcada pelo ecoar de poemas e pela plantação de uma árvore e pela consagração de outras.
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, e o presidente da Associação de Solidariedade Social, Dar-as-Mãos, Agostinho Fernandes, iniciaram a jornada referenciando o antigo Carvalho sexagenário, que embeleza o jardim público de Famalicão, localizado a Norte do edifício.
Foi ainda baptizada a Cerejeira plantada por José Saramago aquando da sua visita à cidade de Vila Nova de Famalicão em 1999, após lhe ter sido atribuído o Prémio Nobel da Literatura. A cerejeira chama-se agora ‘Árvore do Nobel’.
E foi ainda plantada uma romãzeira, símbolo da amizade e hospitalidade de Vila Nova de Famalicão. A espécie que aparece retratada no brasão do município assinalou o 25.º aniversário da Associação Dar as Mãos.
A iniciativa de ontem ficou ainda marcada pelo arranque do projecto ‘A poesia invade a cidade’, que vai decorrer em diversos palcos de Vila Nova de Famalicão até 5 de Outubro. Neste âmbito, coube às crianças do 4.º ano da Escola Básica Luís de Camões e a leitura e teatralização do poema ‘Epifania de Março’ de Aurélio Fernando.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.