Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Viana: requalificações no parque escolar marca arranque do novo ano lectivo
Maria da fonte venceu a Oliveirense por três bolas a uma

Viana: requalificações no parque escolar marca arranque do novo ano lectivo

Senhor dos Passos de Real com o brilho e a dignidade de sempre

Viana: requalificações no parque escolar marca arranque do novo ano lectivo

Alto Minho

2019-09-20 às 06h00

Redacção Redacção

Em fase de conclusão estão as empreitadas da Frei Bartolomeu dos Mártires e da EB 2,3 e Secundária de Barroselas. Câmara requalificou três pavilhões e efectuou intervenções em várias escolas.

Citação

O arranque do ano lectivo em Viana do Castelo ficou marcado pelos investimentos que a autarquia efectuou na requalificação de vários espaços do parque escolar do concelho.
Depois de requalificar três pavilhões desportivos, a câmara revela que estão em fase de conclusão as empreitadas da EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires e da Escola Básica 2,3 e Secundária de Barroselas, após obras financiadas pelo Norte 2020 que ascendem a 7,15 milhões de euros, incluindo a renovação dos respectivos pavilhões desportivos.
A autarquia liderada por José Maria Costa está ainda a terminar a substituição do pavimento desportivo do Pavilhão de Santa Marta, numa empreitada de 76.430 euros, que deverá estar concluída em Outubro.
Do leque de investimentos destaque ainda para os 300 mil euros em intervenções variadas no parque escolar, nomeadamente no tratamento de infiltrações no pavilhão desportivo e pinturas na EB1 de Castelo do Neiva; remodelação da cozinha da EB2.3 Pedro Barbosa e reabilitação exterior e interior do edifício da EB1 da Igreja, na Meadela.
Em termos curriculares, uma das novidades para este ano é implementação do Plano Nacional das Artes (PNA). Na abertura do ano escolar, que decorreu na EB 2,3/S de Monte da Ola, sede do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, o Comissário do PNA, Paulo Pires de Vale, indicou que o programa foi desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação e tem como objectivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo José Maria Costa, considerou que o desenvolvimento deste Plano Nacional das Artes se assume como “a novidade e o desafio para este ano lectivo”, referindo que as diversas formas de arte são garantia de enriquecimento cultural e pessoal.
No novo ano lectivo, o Município prevê, ao nível do Plano de Transportes Escolares, um investimento superior a 1,085 milhões de euros, sendo da responsabilidade directa da câmara mais de 895 mil euros. O número de alunos estimado para transportar é de 2.472 estudantes, distribuídos pelo ensino pré-escolar, 1º e 2º ciclos (570 alunos), 3º ciclo (897), secundário (731) e 274 alunos dos circuitos especiais.
Já no que diz respeito à Acção Social Escolar, a implementação do serviço gratuito das Actividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) nos jardins-de-infância, abrangendo um universo de 773 crianças, representa para o Município um encargo de 237.435 euros.
A atribuição de apoios no âmbito da Acção Social Escolar aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e do Pré-Escolar (EPE) traduz-se num conjunto de medidas adoptadas pela autarquia destinadas a garantir a igualdade de oportunidades. Assim, com este apoio, a câmara municipal garante auxílios económicos a alunos carenciados do 1º ciclo de ensino básico e da educação pré-escolar, que incluem a aquisição de material escolar, refeições e actividades de animação e apoio às famílias.
Este apoio vai abranger 257 alunos e representa um acréscimo de encargo aproximado com as refeições de 13.647 euros.
No total, os encargos previstos para material didáctico rondam os 18.370 euros e a comparticipação das refeições a 1.274 alunos atinge um investimento total de 230.826 euros.
A autaruia financia também vários projectos educativos que abrangem várias áreas.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho