Correio do Minho

Braga, terça-feira

Viana do Castelo acolhe base de treinos para testar barcos à vela
Mais um acidente grave em cascata no Gerês

Viana do Castelo acolhe base de treinos para testar barcos à vela

Torcatense vence Maria da Fonte no arranque do Campeonato de Portugal

Alto Minho

2018-04-12 às 06h00

Isabel Vilhena

Centro Náutico de Vela vai acolher a base de treinos e desenvolvimento de barcos de vela. A autarquia rubricou ontem o protocolo com a Nelo Mar. A cerimónia contou com a presença da ministra do Mar que classificou Viana do Castelo como o rosto de Portugal nos desportos náuticos.

Centro Náutico de Vela de Viana do Castelo vai acolher uma base naval de treino para testar os barcos à vela.
O protocolo foi rubricado, ontem, com a câmara de Viana do Castelo e a Nelo Mar Kayaks, empresa portuguesa líder mundial na construção de embarcações para desportos náuticos, numa cerimónia que contou com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
"O ano passado começamos a produzir barcos à vela e necessitamos de um espaço para realizar os testes e para a simulação com clientes interessados nas embarcações. Viana do Castelo oferece as condições ideais para esse trabalho", afirmou ontem o empresário Manuel Ramos.

Esta base naval integra a política municipal de tornar Viana do Castelo numa cidade náutica, assente no projecto Centro de Mar que está a ser implementado desde 2010 enquanto projecto âncora no cluster do Conhecimento e da Economia do Mar e assume-se como uma aposta, de entre o conjunto de operações que o constituem, no desenvolvimento da náutica de recreio e dos desportos náuticos enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como "uma cidade náutica do atlântico".
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, afirmou que aquela base vai ter como parceira uma empresa de Viana do Castelo, a Vianasailing, que irá efectuar o treino, coaching e actividades do projecto para apoiar atletas, velejadores e possíveis compradores nacionais e internacionais.

José Maria Costa salienta a visão mundial deste projecto visto que a Nelo Mar tem parceiros na Alemanha e nos EUA. Teremos aqui gente de todo o mundo a fazer ensaios e testes. Estamos também a criar condições para que os jovens que são hoje formados na Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) possam integrar estas actividades, acrescentando que Viana do Castelo tem vindo a criar condições para se posicionar no segmento internacional dos desportos náuticos. Em parceria com a Nelo vamos ter, em Viana do castelo, uma prova do campeonato do mundo de canoagem e já temos mais outras três provas do campeonato do mundo de bodyboard, windsurf e kitesurf.

Na ocasião, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, considerou Viana do Castelo como o rosto de Portugal nos desportos náuticos, área onde desenvolve projectos de referência a nível internacional, que motivaram a aposta de uma empresa de referência internacional.
O facto de a empresa testar as suas novas embarcações em Portugal quer dizer que, não só disponibiliza a possibilidade de sua utilização, como também a possibilidade atrair para Viana atletas de alta competição e, por essa via, tornarmos Portugal mais conhecido no mundo do desporto, vincou a ministra.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.