Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Verde Cool estima servir 80 mil menus na maior edição de sempre
Alteração do Plano Diretor Municipal de Celorico de Basto em discussão pública

Verde Cool estima servir 80 mil menus na maior edição de sempre

Padarias de Viana do Castelo vão fazer Bolo-Rei para Ceia de Natal dos reclusos

Braga

2018-08-29 às 06h00

Marlene Cerqueira

Verde Cool vai decorrer de 6 de Setembro a 20 de Outubro, naquela que será a maior edição de sempre. O roteiro conta com a adesão de 45 estabelecimentos de seis concelhos.

O Verde Cool está de volta naquela que é a maior edição de sempre do roteiro que alia a promoção do vinho verde, da gastronomia e dos estabelecimentos de restauração. De 6 de Setembro a 20 de Outubro, são 45 dias de promoção, em 45 estabelecimentos, com 45 menus distintos em degustação.
A 4.ª edição do roteiro Verde Cool foi apresentada ontem, no hotel Vila Galé Collection Braga.

A iniciativa é promovida pela Associação Comercial de Braga (ACB) contando com a parceria institucional do Município de Braga e da CVRVV - Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
O jornal Correio do Minho e a rádio Antena Minho (106 FM) são ‘media partners’ e ao longo dos 45 dias do roteiro vão apresentar-lhe detalhadamente todos os espaços onde decorre a promoção.
Em cada estabelecimento o menu tem o custo de três euros e incluiu sempre um copo de vinho verde e um petisco.
“É o menu ideal para saborear num fim de tarde”, disse Rui Marques, explicando que o slogan escolhido foi precisamente ‘Verde Cool a melhor maneira de acabar o dia’ porque esta é de facto a melhor maneira de desfrutar dos finais de tarde”.

O director-geral da ACB revelou ainda que as estimativas para esta quarta edição do roteiro “são muito animadoras”: “Estimamos que sejam servidos mais de 80 mil menus Verde Cool, o que corresponde a mais de 20 mil garrafas de vinho verde consumidas apenas no âmbito desta iniciativa”.
Esta estimativa, a concretizar-se, representa um volume de negócios na ordem dos 250 mil euros, uma verba considerável tendo em conta que esta é uma acção promocional concebida apenas com o apoio e o envolvimento de parcerias, sem qualquer subsídio.

Daniel Vilaça, vice-presidente da ACB, realçou precisamente que o sucesso da iniciativa Verde Cool fica a dever-se ao “envolvimento activo dos estabelecimentos de restauração e bebidas aderentes, à excelente adesão do público e também à qualidade da organização protagonizada por um conjunto de parceiros públicos e privados da região”.
Destacou igualmente o facto de o roteiro englobar 45 estabelecimentos da região, estando representados todos os concelhos da área de abrangência da ACB: Braga, Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.

Já Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV referiu que o vinho que vai ser consumido neste roteiro equivale a 27/28 toneladas de uvas. Esta associação é feita porque o roteiro Verde Cool marca também o início da época das vindimas.
O responsável constatou ainda que o Verde Cool ajuda a divulgar o vinho verde, sobretudo colocando-o em hotéis e restaurantes.
Notou que actualmente o vinho verde é o 2.º vinho mais vendido em Portugal, apenas superado pelo vinho alentejano. No entanto, realçou que nos meses de Julho e Agosto o vinho verde sobe ao topo do vinho mais vendido.
Vincou ainda que nos menus Verde Cool aquilo que se oferece “não é um copo de vinho escolhido como o mais económico, mas sim vinho de qualidade e diversificado”.
A informação detalhada sobre o Verde Cool pode ser consultada em www.tastebraga.com.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.