Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
UMinho vence prémio internacional de inovação
Montalegre em 1 milhão de selos

UMinho vence prémio internacional de inovação

“As novas luminárias permitem poupança para novos investimentos”

UMinho vence prémio internacional de inovação

Ensino

2019-11-18 às 09h14

Redacção Redacção

Inês Rito Lima é a investigadora da Universidade do Minho que acaba de ser galardoada nos ‘Altice International Innovation Awards’ com Prémio Internacional de Inovação por trabalho que visa contribuir para a evolução da condução autónoma.

Inês Rito Lima, mestre em Engenharia Biomédica na Universidade do Minho e investigadora na área de Software e Sistemas de Informação é uma das vencedoras da 3.ª edição dos Altice International Innovation Awards (AIIA), na categoria Academia, com o projecto ‘Neural Motor Behaviour in Extreme Driving’.
A investigadora recebe um prémio de 25 mil euros pelo projecto seleccionado de uma lista de mais de 90 candidaturas com investigações.

O projecto desenvolvido por Inês Rito Lima no âmbito da dissertação de mestrado visa contribuir para a evolução da condução autónoma, explorando o cruzamento e a análise da informação recolhida sobre as reações neurocognitivas e neuromotoras, com o objectivo de avaliar e prever o desempenho optimizado do ser humano em condições extremas de condução. Com recurso eletroencefalogramas, sistemas de monitorização do olhar e acelerómetros e giroscópios que acompanham movimentos dos membros, a investigadora minhota extraiu os dados da actividade cerebral e das reacções que um condutor assume durante a condução.
“Este trabalho envolve várias vertentes tecnológicas, aplicadas a veículos autónomos - um área onde se espera uma grande inovação e transformação”, disse.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.